12.9.15

Todos apátridas

T. Parsons (1957): «A condição mais decisiva para que uma análise dinâmica seja boa é que cada problema seja contínua e sistematicamente referido ao estado do sistema como um todo (...) Um processo ou um conjunto de condições, ou 'contribui' para a manutenção (ou o desenvolvimento) do sistema, ou é 'disfuncional' na medida em que atenta contra a integridade e a eficácia do sistema.» Citado por Jean-François Lyotard, A Condição Pós-Moderna, pág. 34-35, Gradiva.

Como o atual sistema já eliminou a luta de classes, sobra o capitalismo internacionalista. À exceção do velho pcp, já ninguém ousa falar em luta de classes.
As classes, aos poucos, foram-se diluindo, sobrando apenas os pobres e os ricos, todos apátridas. É por isso que a Coligação tem como objetivo lutar contra as desigualdades. É um objetivo coerente, pois o que está em causa é o empobrecimento geral, destruindo as classes intermédias, fortalecendo, deste modo, a casta dos ricos, novos e únicos cidadãos do mundo. 
Aqueles que lutam pelo poder já fizeram a sua opção: apanhar o comboio dos ricos! Se algum disser o contrário, é porque é 'disfuncional': ao atentar contra o sistema, está a pôr a nu a sua «paranóia».
Num mundo em que o 'global' foi capturado por oligarquias desregradas, das diversas máfias aos múltiplos cartéis, fazer política exige visão global e, sobretudo, uma estratégia de mudança devidamente partilhada pelos eleitores - exige verdade. E não propaganda!

Sem comentários:

Enviar um comentário