2.6.16

Do que eu ouvi e vi

Ouvi o professor doutor Miguel Metelo Seixas proferir uma significativa conferência sobre a "Heráldica hoje: porquê, por quem e para quê?
Registo com particular cuidado a concisão da definição: A heráldica é um código visual que recorre a imagens - sinais.
A heráldica, hoje, parece retomar uma das funções que preenchia na Idade Média: informar, motivar e persuadir grupos de indivíduos, em geral, analfabetos.
Para todos os efeitos, a heráldica IDENTIFICA e cria, para o bem e para o mal, elos...

Vi uma sala esvaziar-se num ápice. Bastou que terminasse a informação da classificação do terceiro período. As preocupações com o exame nacional esfumaram-se e a debandada foi quase total. Sobraram quatro almas! Espero que os dois sonetos de Camões não lhes tenham feito perder o apetite...

Finalmente, ouvi a formadora de uma oficina de cinema dar uma lição sobre a falta de responsabilidade de quem ESCOLHE uma determinada tarefa e depois descura de forma sistemática o seu envolvimento no projeto, sem apresentar razões válidas... Numa oficina, o projeto é de todos os que a ele aderem.... e não, apenas, do mestre.
O espírito do oficina é difícil em contextos de aprendizagem, onde se insiste em premiar a infantilidade... ou a prosápia.

Sem comentários:

Enviar um comentário