1. Que factores terão contribuído para que Alberto se
tenha tornado professor de Latim e de Português?
2. Mostre que um dos traços definidores de Ana é a
insegurança.
3. Alberto escrevia prosa ou poesia? Justifique.
4. Como é que este romance caracteriza os eborenses?
5. O que é que em Cristina emocionou tanto Alberto?
6. Que motivos é que Alberto aponta para a sua descrença?
7. Essa descrença não é, no entanto, total. Porquê?
8. Mostre que o Dr. Alfredo e Alberto têm diferentes
concepções de vida.
9. Para onde caminham os homens que habitam a
"pequena aldeia" / mundo?
10. Qual é o significado do TER nessa "pequena
aldeia"?
11. Que opinião tem Alberto sobre a escrita
"naturalista"?
12. Como é que neste romance se manifesta "o sinal do
que nos transcende"?
13. Explique o sentido da pergunta de Sofia: Porque há-de
a vida ter razão sobre nós?
14. Descreva o sistema de valores do Senhor Machado.
15. Caracterize o comportamento de Sofia durante a
infância e a adolescência.
16. Qual é a função da "história" do Bailote
neste romance?
17. Comente a seguinte ideia de Alberto: "Um homem só é perfeito, só se realiza até
aos seus limites, depois de a morte o não poder surpreender."
18. Como é que o Eu – Alberto se descobre alguém?
19. A certo momento, Alberto refere-se ao pesadelo de
Florbela. Procure informação sobre esse pesadelo.
20. O que é que divertiu tanto o Cerqueira e deixou Ana
perturbada no episódio com Carolino?
21. A que equívoco da "retórica" se refere o
narrador? Como é que ele explica a sua retórica?
22. Como é que o narrador define a vida real?
23. Mostre que essa definição parte da rejeição da concepção neorrealista de vida real.
24. Alberto a certo momento define-se como "velho
Fausto". Procure informação sobre o "mito de Fausto".
25. O que é que o narrador “pensa” sobre a possibilidade
do homem escolher um caminho e percorrê-lo até ao fim.
26. Que semelhança é que existe entre a vida e a feira
da ladra?
27. Em que medida é que podemos aceitar Alberto como
personagem messiânica?
28. Qual é o conceito de ensino de Alberto?
Concorda com ele? Porquê?
29. Por que motivo Ana classifica Alberto de
"pantomineiro"?
30. Descreva os comportamentos não-verbais de cada uma das
personagens presentes no jantar em casa dos Cerqueira?
31. Qual era o objectivo do "inexistente" Comité de Salvação?
32. Porque é que Alberto era o "inimigo" deste
Comité?
33. Mostre que a concepção de vida de Alberto é antagónica
da de Chico.
34. Explique a noção “materialismo” de Alberto.
35. Porque é que o Reitor aconselhou Alberto a alterar o tema
das redacções?
36. Porque é que Alberto não podia falar aos alunos da realidade
sociológica?
37. Que relação é que Alberto estabelece entre si e
Camões?
38. Releia a redondilha: Sôbolos rios que vão / Por Babilónia, me achei, / onde sentado chorei /
As lembranças de Sião / E quanto nela passei..., e sintetize o pensamento
de Camões.
39. Ali, depois
de acordado / Co'o rosto banhado em água, / Deste sonho imaginado, / Vi que
todo o bem passado / Não é gosto, mas é mágoa. Mostre se estes versos de Camões podem ou não ilustrar
a atitude de Alberto quando reflecte sobre o seu passado recente ou remoto.
40. Em que aspectos é que a memória de Alberto é
diferente da de Proust ou de Rousseau?
41. Em que medida é que o pensamento de Carolino tem
origem no pensamento defendido por Alberto?
42. Que relação é que Alberto estabelece entre a morte do
Mondego e a morte do Pai? Porquê?
43. Comente o seguinte pensamento: A neve esterilizou a vida numa pureza excessiva e sem tempo como a de
um estranho mundo de plástico, de
Ersatz. (Cap. XII)
44. "A ceia foi lúgubre." Porquê?
45. Que relação é que Alberto mantém com a religião?
46. Explique por que é que Tomás rejeita a solidão
do EU, opondo-se desse modo ao sistema de pensamento de Alberto.
47. Faça o levantamento dos argumentos utilizados por
Tomás para rebater a "teoria"
de Alberto sobre a vida e a morte.
48. Porque é que Evaristo cortou relações com os irmãos?
49. Como é que Alberto descreve Ana e Alfredo?
50. Resuma os "acontecimentos" no interior do
café Lusitânia.
51. Releia o Cap. XIV de modo a destacar os enunciados
que melhor definem o pensamento de Alberto e de Chico.
52. O que é que Cristina representa para Alberto? (Cap.
XV)
53. Pela manhã,
os ruídos da cidade criavam-me os sinais com que a ainda a relembro. Releia os poemas Num Bairro Moderno e Sentimento
dum Ocidental de Cesário Verde, e compare a imagem da cidade de Évora com a
de Lisboa.
54. Compare os
modos de descrever de Cesário Verde e de Vergílio Ferreira, nomeadamente no que
se refere ao recurso à frase nominal...
55. Caracterize o comportamento de Sofia.
56. Porque é que Alfredo gostava de levar os amigos às
suas herdades?
57. Depois de ter chamado pantomineiro a Alberto, Ana
insinua que ele é impostor. Porquê?
58. Como é que Alberto reage a essa insinuação?
59. De acordo com o retrato do Alentejano traçado por Alberto, enuncie os traços principais? (Cap.
XVI)
60. Quando Alberto e Chico discutem o conceito de
cultura, quais são os principais tópicos dessa discussão?
61. Como é que Alberto define homem?
62. Quais são os argumentos utilizados por Alberto para
rejeitar a concepção de homem defendida por Chico?
63. Que reflexão é que o álbum da tia Dulce
desperta em Alberto?
64. Por que motivo escreve o Autor? Qual é para ele o
papel da arte?
65. Qual era a marca do carro de Alberto?
66. O que é que o Alentejo representava para Sofia?
67. O que é que ao longo da obra indicia a morte de Cristina?
68. Em que circunstâncias é que Cristina morreu?
69. O que é que levou Carolino a atacar Alberto?
70. Que imagem tem Carolino de si próprio?
71. Como é que Ana reagiu à morte de Cristina?
72. Faça o retrato detalhado de Alfredo Cerqueira.
73. A que transformação é que o leitor assiste no XX
capítulo? Como é que Alberto reage?
74. Comente o sentido da seguinte frase: Ana regressou. Nunca sonhei regressar. (Cap.
XXI)
75. Releia o poema Ao
volante dum chevrolet pela estrada de Sintra de Fernando Pessoa e verifique
se a temática do poema coincide ou não com o teor das interrogações de Alberto,
quando viaja pela estrada de Sintra.
76. O que é que o Convento de Mafra representa para
Alberto?
77. Releia o poema Infante
de Fernando Pessoa e mostre se a atitude de Alberto - perante o querer e o sonho - se coaduna com o pensamento impresso em Mensagem.
78. No Cap. XXIII, ao chegar à herdade, Alberto reflecte
sobre a condição do "trabalhador". Enuncie as ideias principais de
Alberto e explique com quem é que, de forma implícita, ele "dialoga",
opondo-se-lhe, quer no plano da ficção quer no plano da "história dos anos
50".
79. De acordo com Alberto, o que é que une Alfredo a
Tomás?
80. Porque é que o narrador considera Tomás inverosímil?
81. Que solução é que Sofia encontrou para a sua
vida? Como é que ela classifica a solução de Ana? Porquê?
82. Qual era o sonho de Alberto? (Cap. XXIV)
83. Em que sala é que Alberto se despede do Reitor?
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