O perfil do professor

Perfil do professor (maio 2008)

1. É pontual.
2. Disponibiliza-se para actividades que ultrapassam obrigações
horárias/profissionais.
3. Cumpre prazos .
4. Quando trabalha em equipa é um elemento participativo e não conflituoso.
5. Zela e preserva material/equipamento escolar.
6. Proporciona ambiente calmo, propício à aprendizagem.
7. Numa reunião tem uma atitude de colaboração e de entreajuda.
8. Manifesta opinião própria e construtiva relativamente a assuntos debatidos.
9. Não gera mau ambiente no local de trabalho.
10. Evita banalidades e perda de tempo.
11. É recetivo à mudança.
12. Dá sugestões / tem opiniões críticas para melhoria de serviços.
13. Faz formação de acordo com o projecto educativo da escola.
14. Faz formação na sua área específica.
15. Disponibiliza-se para apoiar os alunos após as horas letivas,
sempre que considere necessário.
16. Regista e avalia o cumprimento das atividades planificadas.
17. Estabelece planos de ação para corrigir desvios.
18. Apoia o desenvolvimento de métodos de aprendizagem / estudo.
19. Estabelece e faz respeitar regras de convivência, colaboração e respeito.
20. Aplica os critérios de avaliação aprovados pelos órgãos competentes.
21. Cumpre o horário.
22. Mantém a calma perante uma situação de tensão com alunos,
professores ou pais.
23. Mantém limpo e arrumado o local de trabalho.
24. Oferece-se para ajudar em outras áreas que não a sua quando é necessário.
25. Predispõe-se para ajudar as pessoas aquando da necessidade de
urgência no serviço
26. Conhece o PE da escola, a missão e a visão da escola.
27. Utiliza corretamente os equipamentos.
28. Verifica o estado dos equipamentos antes e depois da sua utilização.
29. Zela pelo cumprimento do regulamento interno da escola.
30. É educado e cordial com todos os elementos da comunidade escolar
31. Perante uma situação determinada, apresenta diferentes
alternativas como solução.
32. Comunica por escrito ao conselho executivo sugestões a implementar
(por ex: com base na análise de melhores práticas de outras escolas ou
organizações) que ajudam a garantir um serviço de mais qualidade.
33. Mantém a confidencialidade e discrição perante determinadas situações.
34. Recolhe diferentes opiniões ou sugestões procurando criar
sinergias com os seus colegas com a mesma função.
35. Colabora / age no sentido de proporcionar um bom clima de escola.
36. Resolve situações de conflito sem ter que solicitar ajuda extra.
37. Assiste a aulas de colegas sempre que considera útil.
38. Permite que outros colegas assistam a aulas suas.
39. Atua de forma rápida e eficaz, de acordo com critérios
predefinidos, dentro das acções previstas nos processos de trabalho em
que está envolvido
40. Age com assertividade e discernimento, encontrando as soluções
mais pertinentes para cada situação, apresentando-as ao respetivo
responsável hierárquico.
41. Analisa problemas e toma decisões relativas a rotinas de trabalho,
não necessitando de apoio superior.
42. Avalia sistematicamente os resultados que se propõe atingir e
formula as atividades para atingir os resultados de forma mais
eficaz.
43. Cumpre prazos.
44. Transmite a sua opinião de forma racional e controlada.
45. É recetivo à mudança e envolve os seus pares para melhorar a sua
área, a dos outros e a escola no seu todo, não se opondo às questões.
46. Quando é chamado a desenvolver outras atividades, encara sempre a
situação de uma forma positiva, predispondo-se para atuar.
47. Revela empenho no desenvolvimento das tarefas, realizando-as
antecipadamente.
48. Toma decisões e assume a responsabilidade não jogando a culpa dos
problemas para cima de outros.
49. Sugere soluções inovadoras, antecipando a ocorrência de problemas.
50. Gere com eficiência todos os meios existentes na escola.
51. Procura todas as oportunidades de formação de forma a alargar
conhecimentos específicos relativos à área da sua intervenção.
52. Propõe atividades com vista à modernização e desenvolvimento da
comunidade onde se integra (extravasando os limites da escola).
53. Supera as expectativas do grupo com contribuições ativas de
desenvolvimento, motivando estes a seguir o exemplo, oferecendo ajuda
e dando opiniões construtivas (não havendo rejeições das suas
contribuições).
54. Assiste a eventos desenvolvidos por qualquer tipo de entidade.
55. Está ao corrente de situações e dificuldades de outras escolas
desenvolvendo soluções na escola como prevenção.
56. Perante uma dificuldade na escola conversa com outros colegas que
possam partilhar situações similares e sugere determinadas acções.
57. Traz à escola pessoas de assuntos de interesse partilhando experiências.
58. Desenvolve planos de acção para a implementação de melhores
práticas pesquisadas e adequadas à escola.
59. Fomenta o networking interno e externo através de comunicações e
atividades.
60. Analisa continuamente as tendências dos outros e procura
implementar as melhores práticas para encontrar as melhores soluções.
61. Aplica a formação recebida nas tarefas que lhe são atribuídas.
62. Aproveita ideias de outras áreas ou de organizações semelhantes e
adapta-as à sua.
63. Avalia sistematicamente os resultados que se propõe atingir e
reformula as tarefas, no sentido da melhoria, ou seja, faz alterações
ao previsto, para atingir os resultados de forma mais eficaz.
64. Consegue sinergias com outras áreas da organização no sentido de
facilitar ou agilizar o serviço.
65. Identifica situações que fogem do padrão do controle previsto e
apresenta soluções ao Coordenador no sentido de evitar possíveis
problemas.
66. Organiza e coordena atividades consideradas por outras áreas como
melhores práticas e incorpora-as com vista à superação dos resultados
previamente estabelecidos, apresentando propostas ao Coordenador para
superação de objectivos através de um plano
67. Orienta e planeia acções com uma visão partilhada que potencia a
missão e os valores da organização.
68. Partilha técnicas, ferramentas e conhecimentos dentro da organização.
69. Partilha técnicas, ferramentas e conhecimentos fora da
organização, por exemplo fazendo apresentações em congressos,
palestras, etc
70. Partilha técnicas, ideias e recursos melhorando o trabalho em
equipa através de aconselhamentos aos seus colaboradores.
71. Predispõe-se para ajudar as pessoas aquando da necessidade de
urgência no serviço.
72. Procura todas as oportunidades de formação de forma a alargar
conhecimentos específicos relativos à área da sua intervenção.
73. Sempre que verifica alguma anomalia mesmo que não seja da sua área
sugere soluções simples mas concretas.
74. Contribui para a mudança planeando melhores práticas e tomando
iniciativas, com base em projectos de autonomia e liderança, medindo o
grau de satisfação de pelo menos 75% dos seus colaboradores através de
pesquisas de satisfação rápidas
75. Apresenta por escrito propostas de soluções novas de problemas
fora da sua área de trabalho e de actuação
76. Cria acções novas e motivadoras para a manutenção da disciplina na sala.
77. Cria e implementa novas formas e metodologias que favorecem a
participação dos alunos na realização da aula.
78. Cria ferramentas de controle da sua atividade ou de outros dentro
da organização que sejam simples mas resolvam os problemas de
acompanhamento.
79. Cria instrumentos que proporcionam auto avaliação dos alunos com
rigor e objetividade.
80. Cria novos métodos de estudo para os alunos, demonstrando a sua eficácia.
81. Cria novos sistemas ou metodologias nas turmas que estimulam o
processo de ensino-aprendizagem.
82. Cria processos e critérios de avaliação e partilha com os
avaliados, obtendo consenso e validação.
83. Desenvolve recursos inovadores para a realização de atividades letivas.
84. É capaz de desenhar condutas observáveis dos colegas avaliados de
forma simples e objectiva.
85. Envolve-se em projectos comunitários inovadores por iniciativa própria.
86. Estabelece mecanismos novos de seguimento ou acompanhamentos da
implementação dos planos de melhoria negociados com os avaliados.
87. Executa um projecto de liderança inovador e consegue implementar
ideias revolucionárias e estratégicas, envolve as pessoas nesses
projectos não deixando de fora ninguém.
88. Inova com ideias jamais testadas em algum lado e prova que a
organização poderá beneficiar disso.
89. O professor cria e implementa processos claros e reconhecidos
pelos alunos para facilitar a sua disponibilidade e apoio aos mesmos.
90. Preocupa-se no desenho e implementação de novas ideias criadas por
ele que ajudem a escola na redução do abandono escolar.
91. Propõe novas atividades com vista à modernização e
desenvolvimento da comunidade onde se integra.
92. Quando apresenta os problemas apresenta também hipóteses de várias
soluções criadas por ele, devidamente estudadas e analisadas e dá a
sua opinião de como o problema pode ser resolvido da melhor forma.
93. Sugere novas estratégias para a resolução de problemas
94. Sugere novos critérios que permitam fazer uma análise da
planificação e estratégias de ensino para a adaptação ao
desenvolvimento das atividades letivas.
95. Sugere soluções inovadoras, antecipando a ocorrência de problemas.
96. Utiliza os resultados da avaliação dos alunos como base para criar
novas formas de atividade letiva que permitam desenvolver com
eficácia e competência as atitudes dos alunos.

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