UAL - Universidade Autónoma de Lisboa " Luís de Camões"
Didáctica do Português - Língua e Literatura
Professor Manuel Cabeleira Gomes
PROGRAMA 1996
Introdução
A Reforma em curso exige uma atenção especial a algumas componentes do processo de ensino-aprendizagem.
Neste sentido, os programas de Português assumir-se-ão como referências fundamentais ao longo da formação: serão os suportes de um caminho a construir sob a forma de trabalho de projecto, em que a didactização - planificação, execução experimental e avaliação - será a estratégia predominante.
Esta directriz implica, por outro lado, um esforço acrescido e integrado de formação em domínios essenciais, como, por exemplo: a interculturalidade; a psicosociologia; a metodologia; a língua e a literatura; e as tecnologias educativas.
Numa sociedade aberta a outras culturas - retorno dos emigrantes; forte imigração de matriz africana; (re)integração na cultura europeia -, a Escola não pode mais prescindir do diálogo intercultural, e, sobretudo, o professor de Português precisa de tomar consciência de que a língua e a literatura são o resultado dessa interculturalidade, mas que quando pensadas, apenas, de forma instrumental, se transformam num lugar da autofagia e de segregação. Por isso, o papel que lhe está destinado, na construção da sociedade, é insubstituível.
Conteúdos
1. A Leitura
1.1. A Comunidade,a Escola e a leitura;
1.2. As condicionantes psico-fisiológicas;
1.3. A leitura como estratégia de descoberta;
1.4. A leitura e o sentido: intencionalidade comunicativa;
1.5. Leitura e competência narrativa;
1.6. Leitura e competência discursiva;
1.7. A relação Texto/Leitor;
1.8. A relação Professor-leitor/Texto/Aluno-leitor;
1.9. A contemporaneidade e os critérios para a selecção das leituras;
1.10. Técnicas de leitura;
1.11. Da leitura à escrita.
2. A Oralidade
2.1. A Comunidade, a Escola e a oralidade;
2.2. As condicionantes socio-psico-fisiológicas;
2.3. A dimensão fisiológica, linguística, mental, comunicativa e pedagógica da fala;
2.4. O verbal e o não-verbal;
2.5. Características da oralidade: sintaxe e léxico;
2.6. A oralidade e variantes linguísticas: génese e tipos;
2.7. Variantes linguísticas e a aprendizagem da norma;
2.8. A organização das ideias na oralidade;
2.9. Tipologia dos modos de organização: narrar e descrever; plano por categorias; plano por oposição; encadeamento lógico; fio condutor; alargamento...
2.10. Da oralidade à escrita.
3. A Escrita
3.1. A Comunidade, a Escola e a Escrita;
3.2. As condicionantes psico-motoras;
3.3. A escrita como estratégia de descoberta;
3.4. A dimensão mental da escrita: aprender a escrever é aprender a pensar;
3.5. A relação escrita/Cultura;
3.6. A multiplicidade de escritos codificados e respectiva aprendizagem;
3.7. Locutor e escrevente: situações distintas;
3.8. Distinção entre língua falada, língua escrita e língua literária;
3.9. Da escrita à oralidade;
3.10. A escrita como processo: planificação, textualização e revisão;
3.11. O escrito e o público;
3.12. A escrita e a aprendizagem da gramática, da lógica e da retórica.
4. O funcionamento da Língua e ensino-aprendizagem
4.1. Conceitos de Língua;
4.2. Estrutura e funcionamento da Língua, a partir de situações de uso;
4.3. A competência comunicativa e a competência linguística;
4.4. Modelos de ensino-aprendizagem da Língua: modelo pedagógico-comunicativo unidireccional, modelo pedagógico-comunicativo interaccional;
4.5. Dimensão pragmática da linguagem e sua exploração na didáctica da Língua;
4.6. Actividades pedagógicas performativas;
4.7. Gramática: interpretações e desenvolvimentos recentes;
4.8. Da gramática implícita à explicitação da gramática;
4.9. Dimensão formativa da Língua.
5. Didáctica da Literatura
5.1. O lugar da Literatura, hoje;
5.2. A Literatura como interpretação de Portugal;
5.3. A Literatura numa perspectiva intercultural;
5.4. A Literatura na Escola, um espaço de experiência literária - um espaço de descoberta e de relação;
5.5. A Literatura de hoje para o jovem de hoje - uma resposta para a necessidade de: fruir, comunicar, problematizar, criar;
5.6. A Literatura de ontem para o jovem de hoje - uma resposta para a necessidade de: se ancorar no tempo, se reconhecer como um elo da cadeia humana, se defender do castelo;
5.7. Competência literária e aprendizagem de uma gramática literária do texto,
5.8. A leitura do texto literário: uma leitura plural, técnica a introduzir no ensino secundário;
5.9. Psicopedagogia do adolescente e Literatura;
5.10. Os modelos de aula racionalmente orientada e aberta e o ensino-aprendizagem da Literatura;
5.11. A importância da compreensão como fundamento da didáctica da Literatura.
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[8] - p. 117 - 125