11.6.16

De Paris, fica-me uma imagem de caos

Pic-nic
De Paris, fica-me uma imagem de caos. O lixo amontoa-se a céu aberto. As avenidas abrem-se em estaleiros intermináveis. Ontem, fechadas ao trânsito, eram infindáveis vazadouros humanos conduzidos por pastores de ocasião, pendurados nas grades das grandes obras, e vigiadas por milhares de agentes das forças militarizadas... Os adeptos do futebol davam expressão ao contentamento, de uma forma brutal, ensurdecedora e irracional. É assustador como cantam a marselhesa, à exaustão...
Da racionalidade cartesiana, pouco sobra... De tal modo que a deslocação a Paris, para mim, terminou numa visita demorada ao Père Lachaise...
(...) 
Pode parecer estranho, mas esta minha ida a Paris pouco teve de turístico. Afinal, o meu papel era o de acompanhar um grupo de nove jovens (dos 16 aos 18 anos) cujo objetivo seria o de apresentar o "filme-ensaio" realizado no âmbito do projeto "À nous le cinéma! Une expérience de cinéma à l'école".   
A verdade é que um grupo de jovens portugueses, nesta faixa etária, em Paris, tem inevitavelmente uma outra prioridade e, quando tal acontece, o papel do acompanhante torna-se muito espinhoso.
Paris ter-lhes-á ficado na memória, apesar dos riscos vividos, regressando todos a precisar de dormir...

Sem comentários:

Enviar um comentário