26.11.17

'the new art fest' 17... no Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres


Antes que se fizesse tarde, lá fui visitar 'the new art fest' 17, e não me foi fácil descortinar o vídeo Linha de Código 2016/2017 de Jorge Castanho e Alexandre Barão, cuja arte não sou capaz de apreciar, apesar do belo efeito estético, mas que, reconheço, souberam aproveitar o espaço oferecido pelas "Caves" do Liceu Camões - ou estarei enganado?
Esta dificuldade de apreciação deve-se à minha clara iliteracia neste tipo de performances, pois sinto-me incapaz de distinguir se elas são apenas 'presenças' efémeras ou se abrem portas para universos a que deixei (culpa minha!) de ter acesso...
No geral, foi com alguma perplexidade que circulei por entre tão estranhas criaturas, ficando um pouco preocupado com a antropóloga (Maria Lopes, 'O Campo da Consciência') que só tenciona apresentar o resultado final da sua investigação em 2029; por outro lado, os robôs do Tiago Rorke são bem mais pacientes do que eu, pois conseguem completar um jogo de batalha naval em 4 dias... Ao observar aquela caneta, pensei que ela bem poderia revolucionar o fabrico de tapetes de Arraiolos - Quem sabe?
Espero que "os criadores" me perdoem esta cada vez mais acentuada "grafomania".

25.11.17

JI-GEUM-EUN-MAT-GO-GEU-DDAE-NEYN-TEUL-LI-DA

A double bill is a theatre or cinema performance in which there are two shows on the programme.  
JI-GEUM-EUN-MAT-GO-GEU-DDAE-NEYN-TEUL-LI-DA é o título do filme sul-coreano de HONG SANG-SOO (2015).
Em tradução portuguesa, SÍTIO CERTO, HISTÓRIA ERRADA (na tradução inglesa RIGT NOW, WRONG THEN).
De regresso à Cinemateca, pensei inicialmente que o filme poderia documentar a Coreia do Sul, mas não - este (duplo) filme, de forma minimalista, a partir da mesma situação, recria dois possíveis narrativos suportados por diálogos, por vezes à beira do non-sens, mas que sugerem um tom de paródia quer dos estereótipos sul-coreanos quer dos estereótipos cinematográficos...
Neste caso, o desconhecimento da língua (e da cultura) em que o filme se desenvolve limitou-me a compreensão da intenção de Hong San-Soo...

24.11.17

Ao abandono, o docente

A ideia de que a Escola é, em si, uma comunidade faz parte do discurso político e, como tal, a Lei reconhece-lhe competência para desenhar o Projeto Educativo que deveria ser singular...
Diga-se, de passagem, que essa competência é mitigada, pois o Estado continua a interferir em matérias essenciais como o estatuto disciplinar do aluno, o papel do meio envolvente e, sobretudo, dos pais e encarregados de educação. Para o efeito, nos últimos anos reforçou as competências do Conselho Geral e transformou o Conselho Pedagógico num órgão de consulta do Diretor...
Na verdade, o Projeto Educativo (e a sua extensão, o Regulamento Interno) transformam a Escola numa "pequena república", só que lidos atentamente, verifica-se que a Escola Portuguesa ignora os seus funcionários, designadamente os docentes...
Ignora o seu estado físico e psicológico, ignora o efeito da pressão a que diariamente são submetidos, ignora o seu envelhecimento, não havendo, nas escolas, nenhum gabinete de acompanhamento que os possa ajudar a superar as dificuldades, sem os atirar para o consultório psiquiátrico ou para um ensimesmamento aviltante...

Caruma agradece

Ontem, finalmente, choveu, e , quando tal acontece, Caruma agradece...
Agora, está a chover. Esperemos que continue e que não comecemos a queixarmo-nos.

22.11.17

Todos os dias de cada ano, os professores são postos à prova...

Todos os dias surgem comentários desagradáveis sobre os professores, como se eles fizessem parte de um grupo de parasitas responsável pela ruína do país ... 
Não sei se os, agora, comentadores não são aqueles mesmos meninos / meninas que, na sala de aula, raramente  prestavam atenção à matéria em estudo, preferindo a conversa entre pares...
Não sei se os, agora, comentadores não são aqueles mesmos meninos / meninas que, na sala de aula, tudo faziam para copiar pelo colega mais aplicado - não só os testes mas, até, os trabalhos de casa...
Não sei se os, agora, comentadores não são aqueles mesmos meninos / meninas sempre prontos a pôr-se em bicos de pés, acusando os professores de incompetência, à menor falha, lapso, sinal de cansaço...
Não sei se os, agora, comentadores não são aqueles mesmos meninos / meninas que sempre confundiram a sala de aula com o pátio da escola...
Não sei se os, agora, comentadores não são aqueles mesmos meninos / meninas para quem a vida escolar mais não era que uma forma de passar o tempo, pois o futuro não dependeria do sucesso escolar nem da interiorização de valores, como a responsabilidade e o respeito - que não a obediência sabuja...
No entanto, desconfio que a maioria dos críticos dos professores integra o grande grupo de parasitas que, nas últimas décadas, aprendeu a roubar os portugueses... e que eu saiba não foram os professores que lhes ensinaram tal arte...
Os professores não são nem uma seita nem uma raça e, em muitíssimos casos, são as maiores vítimas da erosão da sociedade.
Diariamente, os professores são postos à prova, sofrendo danos físicos e psicológicos que ninguém se preocupa em avaliar... Todos os dias de cada ano... 

21.11.17

Dilema

Que Ela esbracejava, já sabia... Quanto ao resto, nunca consegui descrevê-la. Só  agora  percebi que ela tem cabeça e pernas...
Uma cabeça que afirma perentoriamente: A HISTÓRIA NÃO VOLTA PARA TRÁS!
Duas pernas que replicam: ENQUANTO NÃO RECUARMOS NÃO AVANÇAMOS! (para o abismo)...
Ora se a cabeça avança e as pernas recuam, como é que Ela vai aprovar o orçamento para 2018?

20.11.17

Parece-me bem!

Amesterdão recebe Agência Europeia do Medicamento.

Parece-me bem! Liberalizadas as drogas leves, quem melhor para gerir as restantes drogas?