27.10.19

A dívida interna

Para frente é que é o caminho! Não faço ideia de quem inventou tal máxima, mas compreendo a intencionalidade. O problema é que os espinhos podem ser muitos e faltar a disposição para os extirpar. 
No discurso político dos últimos dias, assomam as promessas eivadas de uma certa magia que não deixam de me arrepiar. 
Parece que se parte do zero, quando, no ponto de partida,  o que está por pagar são milhares de milhões… e a dívida mais preocupante é a interna - vastos sectores profissionais são miseravelmente remunerados, a maior parte dos fornecedores esperam desesperadamente por umas migalhas do orçamento. Sem esquecer que, em nome do aumento do consumo, se continua a estimular o endividamento de cada português.
Por vezes, é necessário fazer marcha atrás se se quer acertar o passo.

26.10.19

O figurino e a ordenança

Há imagens da atualidade que associamos de imediato a imagens antigas, só que o significante verbal esfumou-se. Porém, o significado permaneceu ao longo dos tempos.
Falamos de um soldado ao serviço particular de um oficial.
Entretanto, a pesquisa deu resultado já que a memória não  devolvia o significante.
Consta que na Assembleia da República há centenas de ordenanças que, pensava eu, tinham como missão disfarçar a ignorância dos seus senhor (peça desculpa pela medieval ausência da forma feminina e da presença da sintaxe bantu!), mas parece que não é bem assim: o ordenança continua a zelar pelo figurino, a aliviá-lo do peso e a contracenar com ele…
Seja como for, espero que não levem a mal a associação, pressupondo que tenham estado atentos ao empastelamento destes últimos dias… e não há por aqui qualquer remoque aos ordenanças de Belém...
Finalmente, aviso que este post foi escrito sob a influência de um dicionário de Literatura Grega que permanentemente me adverte para a minha ignorância e para o perigo da consequente estupidez.

25.10.19

A soma das notas

À verdade da história só se aplica o critério da verosimilhança,  porque a matéria da história é de natureza verbal - a realidade pode ser o ponto de partida ou a outra face da moeda, mas sem qualquer compromisso.
Há, todavia, quem insista na anotação do real, como se a soma das notas correspondesse a uma paisagem segmentada no tempo, numa sequência temporal.
O passado, porém, é irrecuperável - um monte de cacos que nem um arqueólogo consegue reconstruir -, uma ânfora perdida no fundo de um galeão destruído por corsários (ou seriam piratas?) ao serviço de Sua Majestade.
A história com maiúscula não existe!
Fiquemo-nos, assim, pelas histórias, se o tempo sobrar. E esse parece ser o maior desafio, o do tempo sobrante… o das histórias que o poderiam preencher, em que a verdade e a mentira litigam entre si...

24.10.19

A rua dos trastes

A rua não pode ser uma lixeira para onde se lançam os detritos, os trastes, os filhos, os desadaptados, os desempregados, os estropiados, os delinquentes e os idosos…
A rua das esplanadas e das ciclovias não consegue esconder a pobreza social e cultural que prolifera nas cidades, pretensamente modernas... 
A rua dos trastes, um destes dias, será dos corvos.
MARCHA FÚNEBRE
Com lixo, dinheiro dos outros, e sangue inocente,
Cercada por assassinos, traidores, ladrões (a salvo)
No seu caixão francês, liberalissimamente,
Em carro puxado por uma burra (a do estado) seu alvo,
(…)
Passa para além do mundo, em uma visão desconforme,
A República Democrática Portuguesa.
O Lenine de capote e lenço,
Afonso anti-Henriques Costa.
Mas o Diabo espantou-se: aqui entram bandidos
Até certo ponto e dentro de certo limite.
Assassinos, sim, mas com uma certa inteligência.
Ladrões, sim, mas capazes de uma certa bondade.
Agora vocês não trazem quem tivesse tido a decência
De ao menos ter uma vez dito a razão ou verdade.

Fernando Pessoa

23.10.19

A sala de aula não é a rua

A sala de aula é, por definição, um espaço social.
Desde o início, as regras devem ser claras, sobretudo as consagradas nos estatutos do aluno e  do professor. 
Para professor e aluno, há direitos e deveres específicos, sendo necessário conhecê-los e, se necessário, debatê-los de forma disciplinada...
Em síntese, a relação é tanto mais problemática quanto mais os intervenientes desprezarem o processo de construção de uma relação saudável que visa a consolidação do processo de ensino-aprendizagem...
A sala de aula não é igual a tantos outros espaços sociais, sejam o pátio, a rua ou até o jardim em frente. Por exemplo, a linguagem, os gestos, o tom de voz obedecem a regras específicas que é preciso aprender - tanto professor como aluno.
Aprender pressupõe formação e, neste aspeto, há muito que o Ministério da educação descurou as chamadas "ciências da educação" - para não lhes chamar 'pedagógicas' - e há muito que as famílias, ao questionarem o modelo de educação, se deixaram cair no 'deixa andar' ou, em alternativa, na constante desautorização dos professores.
(Este apontamento resulta da informação diária de que está na moda agredir alunos e professores.)

20.10.19

A vida

'Caem folhas secas no chão irregularmente,
Mas o facto é que sempre é outono no outono,
E o inverno vem depois fatalmente,
E há só um caminho para a vida, que é a vida...'
Álvaro de Campos, A Passagem das Horas

No Facebook, ainda há almas sensíveis atentas à passagem das estações que, acima de qualquer outro valor, colocam a Vida, até porque o Sol regressa todos os dias, mesmo se oculto.
A mensagem de vida é constante na poesia de Fernando Pessoa - para além da vida, Nada, só a Vida...

19.10.19

A casa ibérica

Barcelona out 2019
A metáfora atrai e chega a entusiasmar os iberistas que acreditam que a Ibéria deveria ser um espaço de acolhimento de todas as culturas que nela tentaram desabrochar ao longo dos séculos…
O problema é que neste espaço foram sendo erguidos demasiados castelos que foi necessário defender e assaltar de armas na mão… 
Na Ibéria, o cavaleiro e o monge preferiram sempre a cruzada - a conquista. 
Na Ibéria, dos fracos não reza a história, mesmo quando estes possam ser maioria.
Na Ibéria, o espírito democrático nunca prevaleceu. Muito menos, a ideia de uma casa federada.