25.2.21

Apontamento de fevereiro

 

Insatisfeito com as notícias que vou recebendo, regresso ao FAUSTO.
Foi em 2013 que me iniciei na leitura de Goethe, embora em tempos já tivesse lido As Mágoas do Jovem Werther.
Esta abordagem surge-me como primeira, apesar deste blogue, se consultado, assegurar o contrário. Se nem eu próprio me lembro do que fui escrevendo!
De qualquer modo, já não me interessa decifrar o significado global da obra… apenas começo a dar atenção a certas reflexões que as personagens vão expondo. Por exemplo:

O Senhor: - Nada mais tens a dizer-nos? Nunca virás senão para te queixar? E, na tua opinião, nada há de bom sobre a terra?

Mefistófeles: Nada, Senhor: tudo corre perfeitamente mal, como sempre; os homens fazem-me pena nos seus dias de miséria, a tal ponto que sinto remorsos de atormentar a pobre espécie humana.

Sem comentários:

Enviar um comentário