10.9.16

É preocupante

Talvez eu esteja a exagerar, mas preocupa-me que alguns médicos desconheçam o nome de certas doenças, mesmo se raras, ou de medicamentos prescritos pelos psiquiatras...
E sobretudo é preocupante que, num quadro de hipotermia grave, o médico não infira que muitas das certezas do paciente possam ser resultantes do seu quadro clínico...
Por outro lado, não me parece razoável que a "história" contada pelo doente acabe frequentemente por substituir o diagnóstico, competência que, creio, deveria ser do médico...
Se, nos hospitais privados, o recurso aos meios auxiliares de diagnóstico pode ajudar a determinar o estado do paciente ou, pelo menos, a atenuar a responsabilidade do clínico, em sentido contrário, tal pode não acontecer nos hospitais públicos - espera-se que o doente caia em sonolência e manda-se para casa...
Na minha longa experiência, como doente ou como acompanhante, há muito que deduzi que o factor económico, em múltiplas situações, se sobrepõe claramente à responsabilidade de "acompanhar o paciente" até que o problema seja esclarecido...
            os doentes vão sendo empurrados... alguém vai enriquecendo... e o país, orgulhoso do sistema nacional de saúde, tem encargos financeiros insuportáveis...
Talvez esteja a exagerar... e depois há os médicos cuja formação me parece pouco consolidada... 

Sem comentários:

Enviar um comentário