9.4.23

Em Abril, Abílio Tavares Cardoso

(21-06-1932  —  31-03-2020)

Ontem, ao ler AS NOVAS RECOMENDAÇÕES SOBRE A TÉCNICA DA PSICANÁLISE I, de Freud,  lembrei-me desse excelente homem que conheci como orientador pedagógico de Francês no início dos anos 80 do século passado...

O conselho freudiano de que o psicanalista se abstivesse de tirar notas durante as sessões de análise trouxe-me à memória a atitude  de Abilio Cardoso nas aulas dos estagiárias: sentava-se ao fundo da sala, e, durante as aulas, não intervinha nem registava qualquer 'incidente'  crítico que pudesse ocorrer. Retirava-se, de imediato para o café Sintrense.... e só mais tarde ressurgia com o seu bloco de notas, comentando escrupulosamente o que acontecera e aconselhando apenas no que entendia exequível...

À época, eu sabia quele fora padre e que tinha abandonado o sacerdócio, como tinha acontecido com muitos outros, inclusive com muitos estagiários de Português, Francês, Latim, História e Filosofia colocados na Escola Secundária de Santa Maria, na Portela de Sintra...  Não sabia, no entanto, que o Cardeal Cerejeira o tinha afastado da função de Reitor do Seminário dos Olivais...

Ao procurar informação, deparei-me com a seguinte notícia:

Faleceu ontem Abílio Tavares Cardoso. A sua memória perdura em quantos viveram de algum modo os efeitos da decisão do Cardeal Cerejeira, fazendo cessar as suas funções de Reitor do Seminário dos Olivais, quando sopravam entre nós ventos da renovação nos meios católicos.

 3 Abril, 2020

A associação entre Freud e Abílio Cardoso levou-me a procurar neste blogue referência ao segundo, mas não encontrei ... o que me surpreendeu, pois tinha tido significado na minha vida como docente... nem sequer notícia do falecimento. 

Ora, em Abril de 2020, eu acabava de me aposentar num contexto inesquecível, o da COVID 19... A notícia não me chegou ou apagou-se no meio do caos que se estabelecera...

Sem comentários:

Enviar um comentário