7.5.16

GTESC apresenta Sete Crianças Judias

No Auditório da Escola Secundária de Camões, o GTESC apresenta Sete Crianças Judias, de Caryl Churchil nos dias 6, 8 e 10 de Maio de 2016, com encenação de Maria Clara Melo da Silva; cenografia de Mário Rita; desenho de luzes, som e luz de João Lacueva e José Alvega; filmes de António Manuel; interpretação de Carolina Falcato, Maria Carrilho, Helena Real, Diogo Guerra, Beatriz Felício, Ana Beatriz Santana, Gonçalo Romão, Maria Portugal, Ana Rodrigues, Marta Rocha e Graça Gomes; Vozes de Helena Real e Ana Rodrigues; Expressão de Beatriz Felício. 

Esta noite, o GTESC apresentou à comunidade o trabalho de aprendizagem realizado ao longo do presente ano letivo. Com a dramatização de Sete Crianças Judias,  o GTESC comenta o que se passa no Mundo, sem se comprometer com nenhuma das fações em conflito, porque os argumentos de uma e de outra parte estão inevitavelmente comprometidos com valores particulares... o que fez do texto de Caryl Churchill pretexto para uma adaptação que visa defender princípios que, por definição, deveriam ser universais...
Sete anos depois de Maria Clara Melo da Silva ter fundado o GTESC, a representação desta noite mobiliza a quase totalidade das linguagens que, de há um século para cá, vêm dominando os palcos, pondo termo à dicotomia que suportava a ideia de que o movimento, a luz, o som, a imagem... mais não seriam do que auxiliares do chamado «texto principal"...
Quem conhece o texto de Caryl Churchill, terá certamente ficado surpreendido com a qualidade do trabalho realizado por todos aqueles que integram o GTESC 2015-2016.
Apesar da oliveira da "madrinha"  Maria do Céu Guerra, as Sete Crianças Judias do GTESC não se deixaram confinar à Faixa de Gaza.

Sem comentários:

Enviar um comentário