25.3.20

O que me cansa

O que me cansa é a fábula de que somos capazes de vencer, porque somos diferentes, porque somos inteligentes e conscientes, como se guardássemos o segredo do universo... 
No entanto, nada somos perante a mortalidade das espécies e, por mais inteligentes e conscientes que sejamos, não somos capazes nem de prever, nem de prevenir e, muitos menos, de evitar que a epidemia nos derrote - já li muitas avaliações  sobre a vida e a morte do COVID 19, e começo a pensar que ele é capaz de ser mais inteligente do que nós... Este ou outro! Assim foi, assim é e assim será... 
O orgulho humano não passa de um capricho que nos impede de estar verdadeiramente atentos ao essencial.
Talvez hoje devesse regozijar-me por estar a encerrar a minha vida profissional. Contudo, tal como vão os dias, a inteligência diz-me que ninguém sabe o que o dia de amanhã me trará... Por isso, fiquemos por aqui, em casa, de preferência... se a tivermos.

Sem comentários:

Enviar um comentário