12.7.16

Não há "multa zero". Não à "multa zero"!

O comissário europeu para o euro, Valdis Dombrovskis, admite que Portugal poderá ter apenas uma "multa zero", depois de o Conselho de Ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) ter aprovado hoje a abertura de um processo de sanções por défice excessivo no ano passado.

Outrora, era possível comprar uma empresa por um escudo, quando o passivo era enorme. O comprador encarregava-se de recuperá-la, assumindo os encargos...
Entre 2012-2015, um Governo garantiu-nos que cumpria tudo o que a União Europeia exigia, fazendo-o porque considerava justo que os portugueses pagassem pelos desmandos dos governos anteriores. Era uma questão de honra!
Sabemos, entretanto, que esse governo, para além de mentir, vendeu, a baixo preço, grande parte do património mais lucrativo.
Hoje, o ECOFIM aprovou um processo de sanções por défice excessivo nos anos anteriores.
Despudoradamente, a ex-ministra das Finanças responsabiliza o atual Governo pela decisão... E ninguém se revolta contra tal descaramento! Eu, que não gosto de manifestações, promovia uma para deixar claro que a política de subserviência foi errada... e também para dizer à coligação que apoia o Governo que não há "multa zero"... O simples facto de se passar uma multa é uma penalização para os portugueses que agravará ainda mais a dívida.
Em suma, o Governo atual deve acabar com o cumprimento de algumas promessas que bem sabe que, mais tarde, pagaremos com língua de pau. E também acabar com o nepotismo cada vez mais visível no sector público...
Finalmente, o Governo, que domina mal a arte da retórica, deve perceber, de uma vez por todas, que, do outro lado, o sorriso esconde sempre o cinismo.    

Sem comentários:

Enviar um comentário