11.5.19

Às arrecuas, a União europeia

O federalismo
Formação_federalismo

Viriato Soromenho-Marques, Portugal na Queda da Europa, Temas e Debates, Círculo de Leitores, p.349:

«No domínio conceptual encontramos a raiz da objeção contra o federalismo efetuada em nome do privilégio da homogeneidade, sob todas as suas formas. Na verdade, ela abriga-se, não num conceito, mas sim num preconceito, que poderemos designar como uma metafísica naturalista da identidade política.» 

Nestas eleições para o Parlamento Europeu, como só me interessam as invisíveis propostas federalistas, sinto-me incapaz de avaliar o que se está a passar em diversos países… até porque não me é dada a possibilidade de votar numa proposta transnacional… 
Resta-me voltar a ler Kant e procurar compreender porque é estou a andar ao contrário.


Sem comentários:

Enviar um comentário