7.5.19

Memórias de Tomar

Faleceu José Carlos Camolas, jogador do União de Tomar no tempo em que eu estudava na cidade nabantina - 1971-73. Creio que na mesma época lá jogou o Eusébio...
No entanto, nunca entrei no estádio, embora, inicialmente, vivesse muito perto dele. Hoje, ao ler que falecera Camolas, lembrei-me que sempre associara aquele nome ao proprietário de uma loja, onde comprei duas ou três garridas camisas aos quadrados…
Ainda recordo a rua estreita, a montra da camisaria, a pensão em que vivi temporariamente, e sobretudo a Biblioteca, da qual ainda hoje conservo uma pequena obra de David Mourão-Ferreira, Motim Literário, editada pela Verbo em 1962, com o carimbo da Fundação Calouste Gulbenkian.
Confesso que nunca foi minha intenção ficar com o livrinho cujo título fora roubado a José Agostinho de Macedo, mas da última vez que passei por Tomar, apercebi-me que a Biblioteca mudara de lugar tal como eu…
Entretanto, espero que esta memória não seja falsa!


Sem comentários:

Enviar um comentário