31.1.20

O professor e o Louco

O professor e o Louco, 1998, de Simon Winchester ( geólogo, jornalista e escritor , a viver nos Estados Unidos. Nasceu no dia 28 de setembro de 1944, em Londres. Naturalizado como cidadão norte-americano a 4.11.2011.)
Durante o mês de janeiro li esta obra, fascinante pela sua forma narrativa de 'não-ficção, sobre a elaboração do Oxford English Dictionary, e fiquei a compreender como o trabalho do lexicógrafo exige disciplina, rigor e, sobretudo, capacidade de mobilizar recursos humanos devidamente habilitados e apaixonados pela vida da palavra... de tantas palavras que constituem cada idioma.
De todas as personagens, a que mais me cativa é a do "louco" - o Dr. Minor. Um ser intensíssimo, capaz de abonar milhares de palavras, mas que carrega um crime 'coletivo' que o torna num assassino, preso até à morte, sempre às voltas com um imaginário que o confina e o leva à sua própria castração, num desesperado combate contra as forças do mal.
Quanto ao professor, sempre no fio da navalha, mas sem nunca desistir nem do projeto nem do amigo..., sobretudo o James Murray.

Sem comentários:

Enviar um comentário