16.1.20

Quando a prospetiva falta

Quando há uma alteração radical da estrutura do sistema educativo, como aconteceu nos anos 60 e 70 do século passado, ou quando há falta de prospetiva, como tem vindo a acontecer no ministério da educação desde os anos 80, o resultado só pode ser mobilizar recursos não preparados para as tarefas educativas.
Face à inevitabilidade da falta de professores, só há uma solução: reconverter os milhares de jovens com frequência do ensino superior, dando-lhes formação científica e pedagógica para que possam exercer a docência sem prejuízo para os alunos e com a devida gratificação profissional e pessoal.
No passado, o ministério da educação, só em parte, assegurou a formação pedagógica, deixando ao jovem professor  o encargo de completar a formação científica - muitos o fizeram, mas ainda há quem nunca tenha completado as necessárias habilitações.
Hoje, o que se anuncia não revela qualquer seriedade. Remenda-se, à espera que a solução caia do céu…É a mais barata e a mais mesquinha!

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