27.12.14

Certezas improváveis

I - João Perna cumpria escrupulosamente aquilo que lhe pediam. E se lhe entregavam o que quer que fosse, embrulhos, pacotes, malas - e não estou a dizer que ele transportava, mas se transportasse - ele nunca iria abrir o que quer que fosse. Ricardo Candeias, i, 27.12.2014

Em síntese: João Perna não saberia o que quer que fosse.

II - D. António Monteiro, bispo de Aveiro, em entrevista a Rosa Ramos, i, 27.12.2014:
Queria ser bispo?
De maneira nenhuma.
Porquê?
Quando sentimos o chamamento é para o sacerdócio e realizamo-nos como padres. O ser bispo... é a Igreja que nos chama. Ser padre é uma vocação e ser bispo também tem de ser, mas enquanto eu escolhi ser padre não escolhi ser bispo. escolheram-me. E digo muito honestamente que estava longe das minhas ideias e dos meus propósitos. Nem nunca imaginei. 

...Pois, eu conheci um padre que abandonou a vida sacerdotal porque a Igreja não o escolheu como bispo...
Enfim, a modéstia pode ser uma arte!

III - Isabel Stilwell, Números Sem Espinhas, i, 27.12.2014

a) A maioria dos adolescentes portugueses vive com o pai e a mãe, ambos empregados. E vivem bem..
b) A maioria está contente com o corpo que tem, as raparigas menos...
c) Na escola, gostam mais dos intervalos... e menos das aulas e da comida da cantina...
d) A maioria dos rapazes joga meia hora ou menos por semana, usando o computador para conversar, aceder à internet e fazer os TPC, durante uma três horas por semana...
e) 89% dos adolescentes dizem que nunca estiveram envolvidos em cyberbullying.
f) 84% nunca experimentou tabaco; 59%, álcool; 94%, drogas ilegais.
g)8,8 numa escala de 10, sentem-se muito apoiados pela família...

Nas palavras de Isabel Stilwell, estes dados fazem parte de um dos «estudos mais rigorosos ao comportamento dos adolescentes», o Halth and Behaviour in School Aged Children, coordenado em Portugal pela professora Margarida Gaspar de Matos.

Sem comentários:

Enviar um comentário