6.1.15

O MEC, o IAVE e o Conselho Científico

«Em nenhum momento a PACC avalia aquilo que é essencial: a competência dos professores candidatos para esta função. De acordo com o modelo dado a conhecer, a prova limita-se apenas a avaliar a competência escrita, a capacidade dos candidatos de se expressarem em relação a conhecimentos sobre determinado assunto/tema, e de solucionar alguns problemas básicos do raciocínio lógico. Como foi apontado nas análises a que foi submetida aquando da sua realização, esta prova poderia ser realizada por qualquer profissional, de qualquer área, com formação superior ou até secundária, algo que, evidentemente, jamais os tornaria aptos para a docência.»
Parecer do Conselho Científico do IAVE sobre a prova de acesso à carreira docente - PAAC (Nov.2014)

O IAVE acusa o seu conselho científico de fazer política. Pode parecer absurdo, mas não. O Ministério da Educação e Ciência delegou o trabalho sujo no IAVE.
Há muito que o MEC deixou de se preocupar com a formação de professores. Limita-se a homologar planos de estudos, públicos, privados e confessionais.
Na verdade, cada instituição formadora faz o que lhe apetece e como tal não me admira que em tempo de austeridade aumente assustadoramente o número de habilitados para a docência.
Incapaz de definir um plano de formação nacional que dê resposta aos desafios da contemporaneidade, o MEC recorre ao IAVE para esconder a incompetência que o mina desde que a educação foi entregue aos carreiristas "políticos".

PS. Espero que o Conselho Científico já tenha apresentado a demissão!
.....
No respeito pelo contraditório, cito a posição do MEC:

"A PACC não é uma iniciativa isolada, mas sim parte fundamental de um conjunto de medidas tomadas pelo Ministério da Educação e Ciência para melhorar progressivamente a qualidade da docência, que é componente central do sistema educativo. Entre outras medidas contam-se a obrigatoriedade de realização de exames de Português e de Matemática para admissão aos cursos de licenciatura de Educação Básica e o reforço curricular das condições de habilitação para a docência", defendeu a tutela, na nota enviada à Lusa.

- Não há medida para Nuno Crato que não passe por um exame encomendado ao IAVE.


Sem comentários:

Enviar um comentário