28.5.13

O Caso de Barbacena

O Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica realizou, ontem, a apresentação da obra O Caso de Barbacena: um pároco de aldeia entre a Monarquia e a República da autoria de Margarida Sérvulo Correia.
Na perspetiva do prof. João B. Serra, esta obra deve ser classificada como um ensaio biográfico sobre a vida do Cónego João Neves Correia, mas que abre caminho a uma melhor compreensão do modo como a Igreja Católica intervinha nas questões que opunham o povo, na defesa do direito ao uso comunitário do solo, aos interesses dos latifundiários que se iam apropriando das terras, condenando a população à fome ou à emigração.
Desde já agradeço à professora, investigadora e amiga Margarida Sérvulo Correia o convite que me fez para estar presente na apresentação da sua nova obra , convencido que, em tempo oportuno, voltarei a referir-me ao seu contributo para um melhor esclarecimento de questões que, se bem analisadas, poderão ajudar a melhor compreender as desigualdades que ainda hoje minam a sociedade portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário