31.5.13

Visão bipolar

Nestes dias em que as ideias se repetem, espanta-me que, num mundo tão vasto e com tantas mentes, não surjam soluções para os problemas que nos ocupam. E o que mais me admira é a visão bipolar que nos carateriza.
Ou estamos a favor ou estamos contra! Quando posicionados, levamos a fé (a convicção) até aos limites, sem percebermos que o fundamentalismo mais não é do que a base da guerra santa.
Como deveríamos saber, a morte das sociedades é o efeito maior de qualquer guerra santa.
 
Nos últimos dias, os sinos têm repicado a apelar à guerra santa. Compreendo que o Dr. Mário Soares procure levantar o povo contra o governo e contra o presidente da república, mas não entendo que as vozes que o acompanham não apresentem de imediato um programa de ação a ser amplamente debatido.
 
Aparentemente, ainda há mentes capazes de investigar rigorosamente o passado, apontando os erros. Mas essas mentes afastam-se da luz quando se trata de pensar o presente e o futuro. Entrincheiram-se ao longo da linha maginot.
E esperam pelo Redentor! Para o Dr. Mário Soares já é tarde! A não ser que ele seja o novo S. João Batista! E nem lhe falta o cordeiro...

Sem comentários:

Enviar um comentário