17.8.14

Salazar e Passos Coelho: o primado do financeiro

«Não é razoável pôr questões de confiança sobre redução de orçamentos ou a eliminação de verbas. Só quem administra o conjunto sabe do que pode dispor...» notas de Salazar (1939), in Salazar uma Biografia Política, de Filipe Ribeiro Meneses.

F.R.M conclui: Salazar reafirmava o primado do financeiro sobre o ideológico.

Na verdade, o que é que distingue a doutrina de Passos de Coelho da de Salazar? Por outro lado, será que a razão que levou Passos Coelho ao poder é diferente da de Salazar? E quanto à conquista e manutenção do poder, o que é que distingue os dois homens?

Salazar temendo a ideologia (comunista), procurou combatê-la através da "educação" do homem português. E Passos Coelho como é que nos formata? O melhor é perguntar a Nuno Crato, às Universidades privadas ( Lusíada, Católica...)

O primado do financeiro foi tão importante para Salazar que este procurou por todos os meios condicionar o desenvolvimento económico da metrópole e das colónias. 
Ora, a política de cortes nas pensões, nos salários e de controlo dos bancos visa precisamente asfixiar a economia, ao contrário do que repete a propaganda oficial.

Quem quiser rumar contra esta orientação, desenvolvendo a economia, terá que começar por se libertar da mentalidade salazarista. O resto são cantigas!

P.S.: Borges, Gaspar, Crato, Macedo, Luís, Moedas não passam de laboriosos executantes do primado do financeiro, uns com mais mais apetite pelo poder absoluto do que outros...  A Salazar esse apetite nunca falhou!

Sem comentários:

Enviar um comentário