Infographie "Le Monde" | Ipsos: Rarement la défiance envers l'islam aura été aussi clairement exprimée par la population française. 74 % des personnes interrogées par Ipsos estiment que l'islam est une religion "intolérante", incompatible avec les valeurs de la société française. Chiffre plus radical encore, 8 Français sur 10 jugent que la religion musulmane cherche "à imposer son mode de fonctionnement aux autres".
Os franceses acreditam que os muçulmanos lhes querem impor o seu modo de funcionamento. Apesar de se dizerem cartesianos, os franceses facilmente se deixam mover pelas emoções e abdicam do raciocínio para acusarem o outro daquilo que eles próprios praticam, tal como a maioria dos "cristãos" ocidentais, sejam ortodoxos, católicos ou reformistas.
Em Portugal, não precisamos de lançar a suspeita sobre os muçulmanos. Ensinaram-nos, desde o berço, que eles são o inimigo: os cristãos conquistaram-lhes os castelos e sobre as mesquitas edificaram igrejas. Até n'Os Lusíadas, os mouros continuam a ser o inimigo!
Em Portugal, os muçulmanos dissolveram-se na paisagem humana. Em França, vivem entre barreiras... e as fronteiras sempre travaram o diálogo.
Sem comentários:
Enviar um comentário