15.10.14

Uma virtuosa ministra, Maria Luís Albuquerque


A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, disse hoje que os impostos no Orçamento do Estado (OE) para 2015 referentes a tabaco e álcool visam desincentivar comportamentos negativos e apoiar campanhas contra esses mesmos comportamentos.
"Desincentivar comportamentos com consequências negativas para a saúde" é o objetivo maior dos referidos impostos, cuja receita financiará também, por via do ministério da Saúde, campanhas alertando para os perigos associados ao consumo de álcool e tabaco.

Eu não bebo, não fumo, circulo cada vez menos de carro, estou a substituir os sacos de plástico por cestos de vime, não pinto o cabelo nem vou à manicura, já não sei o que é um alfaiate nem um sapateiro, estou a pensar em abandonar os medicamentos, deixei de tomar café, não como coelho nem sushi nem linguado, muito menos caviar e frutos tropicais... Todos os dias me imponho a fuga a comportamentos com consequências negativas para a saúde e para as finanças. Por este andar, pouco falta para ocupar o lugar que mereço na Jerusalém celeste!

Temo, todavia, que S. Pedro me bata com a porta na cara, sob o pretexto de que não sou suficientemente solidário (e pecador!) com a minha virtuosa ministra das finanças. Afinal, para equilíbrio das contas públicas, para pagar os juros da dívida que não param de aumentar, ela necessita que eu peque...Peque!

Imagine-se o que aconteceria à Nação se todos os cidadãos seguissem o meu exemplo! Quero crer que a Senhora Ministra está a mentir... Mais uma vez! Só que desta vez, mentir não é pecado!

Sem comentários:

Enviar um comentário