26.3.13

Contra os gestores de almas

A leitura das «mortais contradições« de Antero traz a cada passo o desfasamento entre o IDEAL do autor e a acentuada decadência de uma nação cada vez mais desprezada pelas potências europeias emergentes. Paradoxalmente, a geração, dita de 70, sonhava com a Europa sem perceber que esta estava a traçar o aniquilamento de Portugal.
Essa estratégia está quase concluída. E nós continuamos sem perceber! A vitória de Aljubarrota teve o sabor amargo de fazer compreender que o destino português se escrevia fora, contra a Europa. E assim foi, nos séculos XIV e XV!
O sonho da Europa acabou sempre em pesadelo. E desta vez não será diferente...
Embora Antero tenha sabido enunciar as causas da decadência próxima, acabou por aristocraticamente desdenhar o novo mundo para, irremediavelmente, mergulhar em si próprio, na loucura e no suicídio.
 
«Enlouquecer é em geral a via de escape mais segura e eficaz dos que rompem consigo próprios após (…) uma penosa luta.»

«E os psiquiatras que fazem eles? Procuram exasperadamente curá-lo de si mesmo, reduzi-lo ao lugar-comum do homem «normal», social, sociável, conformista inconformado, fraterno-sectário – que é justamente o que ele não quer ser, voltar a ser!» José Rodrigues Miguéis, Programação do Caos, nº 45
 
Hoje, farto de diretores espirituais, psicanalistas, psicólogos, psicoterapeutas e de psiquiatras, decidi abandonar a Europa, sem dela sair... vou apenas seguir o meu caminho até que todas as folhas se libertem de mim... 

Sem comentários:

Enviar um comentário