Não tenho dados nacionais nem creio que eles possam ser indicador de melhor ou pior desempenho... E porquê?
Porque, baseando-me numa amostra de 73 alunos, verifico que entre a classificação interna e a classificação de exame há, conforme a turma, a seguinte diferença:
A - 14, 3 ....... 11,7
B - 15,4 ....... 12,6
J - 12, 2 ....... 10,1
Portanto, no geral, os alunos baixaram a classificação por mim atribuída. Será que eu inflacionei os resultados?
Por outro lado, de entre o conjunto dos alunos da escola, na turma B está a aluna que obteve melhor resultado:18,7. Por seu turno, na turma J, há uma outra aluna com 17,8... Finalmente, na turma A, a melhor classificação foi de outra aluna: 16,7.
Em conclusão, as melhores classificações externas não corresponderam às expectativas internas. Curiosamente, os alunos que internamente mostravam maior solidez, em termos de competência linguística, obtiveram resultados entre o 14 e o 16.
Fica-me a sensação de que este é um bom ano para solicitar reapreciação da prova de Português. Sobretudo, na parte B do Grupo I e no III Grupo.
Porquê? Esse é assunto para outro fórum!
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