9.9.13

Alexandre Homem de Cristo: Do teu ombro direito vejo o mundo

Ao ler o artigo "Emendar os erros", de Alexandre Homem Cristo (i, 9 setembro 2013), não posso deixar de reparar que o título responde a um mote ou a um modo de ver: "Do teu ombro vejo o mundo".
A subordinação parece-me adequada, embora incompleta. O autor, tal como o governo, ainda está a tempo de emendar o erro, acrescentando um simples mas significativo adjetivo - Do teu ombro direito vejo o mundo
 
Estou a exagerar, como bem se perceberá, pois a ideia de que um investigador só veja o mundo do ombro direito enjoa-me.
No caso, o autor está zangado com a falta de lucidez do governo, pois continua a permitir que alguém, desajustado, envie para o Tribunal Constitucional leis que visam emendar a realidade do país.
Depois de aturado estudo, o investigador, não sei se sob a forma de tese de doutoramento, terá concluído que a responsabilidade da crise é dos privilégios de que, desde o Estado Novo,  beneficiam os funcionários públicos, nomeadamente, os professores, com o boicote à realização dos exames nacionais, pela mão dos sindicatos dos professores, prejudicando pais e sistema educativo...»
Gosto do exemplo, em particular da parte sublinhada. Costumo explicar aos meus alunos que, ao enumerarem, não devem misturar alhos com bugalhos - se apontam países visitados, não os devem misturar com cidades. No entanto, este investigador consegue meter no mesmo saco os pais e o sistema educativo. Tal como não se importaria que, em nome do seu ombro direito, o Tribunal Constitucional passasse a ignorar a Constituição!
Mas, no essencial, a mensagem é outra: um governo avisado deveria ser capaz de rasgar a Constituição ou, pelo menos, de a adaptar às necessidades reais do país.
Afinal, a direita do "investigador" Alexandre Homem Cristo  começa a estar farta do Governo de Passos Coelho, pois tem andado a perder tempo em vez de endireitar o país...   

Sem comentários:

Enviar um comentário