Na mesma rua, há pelo menos duas árvores no mesmo estado de decrepitude.
Esperemos que os Serviços Municipais dêem mais atenção às árvores da nossa cidade, porque, da próxima vez, o destino será menos benfazejo...
Um olhar despreconceituado… ou talvez não. A verdade é tudo o que nós ignoramos.
José Luís Falcão de Vasconcellos deu, hoje, a última aula perante uma plateia atenta, apesar de diminuta. E é pena, porque o Homem, que tanto tem contribuído para conservar as pontes que ligam o passado ao presente, certamente teria apreciado uma maior participação da Escola Secundária de Camões.
No seu projecto educativo, esta escola define como objectivo: «criar condições para que o património e a cultura de qualidade da Escola tenham continuidade na educação e formação dos alunos.» José Luís Falcão de Vasconcellos é, de todos, aquele que, nos últimos anos, mais tem contribuído para a preservação do património cultural, criando as pontes necessárias ao diálogo com o presente e o futuro.
Se a escola se esquecer de "situar" os seus alunos , no saber, na experiência e na abnegação do professor José Luís Falcão de Vasconcellos, então, terá deixado de cumprir a missão para que foi criada.
A escola tem, hoje, nas suas mãos, a hipótese de reparar a falta de memória que nos tem destruído a "alma". Basta que na definição dos objectivos institucionais e individuais não hipoteque a "lição" do professor José Luís Falcão de Vasconcellos, e embainhe definitivamente a espada.
Tenho para mim que devemos fazer sempre tudo o que está ao nosso alcance para resolver os problemas. Mas esta minha convicção pouco ou nada vale.
Se a gasolina está mais cara, as vozes do costume dizem: congelem-se os preços. E Ninguém quer saber das vantagens desta situação: diminui a poluição, cessam os engarrafamentos, o governo começa a pensar na solução ferroviária, as auto-estradas tornam-se desnecessárias. Basta lembrar os milhares de camiões que percorrem as estradas nacionais e europeias para nos abastecer. Se à solução ferroviária aliássemos uma maior aposta na agricultura, nas energias alternativas e nas novas tecnologias, talvez ficássemos menos subsídio-dependentes e descobríssemos finalmente a Índia dentro de nós.
Se as escolas são confrontadas com um novo modelo de gestão e de avaliação, as vozes do costume gritam: congele-se a mudança. Mudar para quê? Ninguém quer saber se há alguma vantagem: uma planificação a tempo e horas, capaz de combinar a prática lectiva com a intervenção na escola e na comunidade, capaz de suportar a formação contínua com a avaliação docente, é adiada para o calor da refrega que se anuncia para Setembro.
Afinal, estamos em Portugal! Mas com uma pequena diferença: a Índia de outrora não existe mais. As especiarias, os escravos, os judeus, a cana, o ouro, o alcool, os diamantes, o cacau, o caminho de ferro de Benguela, Cabora Bassa, o petróleo, os emigrantes, os imigrantes, o turismo, o euro, tudo tem um fim.
O legislador parece convencido que vivemos no melhor dos mundos: os pais estão todos empregados e são bem remunerados; os patrões são tão compreensivos que os libertam as horas necessárias para que possam acompanhar os filhos à escola, na hora de entrada e de saída, para que possam responder às solicitações do director de turma e, também, para que possam participar na gestão da própria escola, elaborando o regulamento interno e o projecto educativo e, até, decidir a escolha do director executivo.
O legislador parece acreditar que se existe algum problema com os pais trabalhadores, ele é pouco significativo, pois a maioria dos pais é patrão (oa) de si próprio (a), podendo dispor do tempo como bem lhe aprouver.
O legislador supõe ainda que o desemprego dos pais pouco afecta os filhos, pois o Estado encarregar-se-á de fazer com que nenhuma família passe fome ou esconda a miséria em que vive... Se houver sinais de que algumas crianças chegam à escola a dormir, atrasadas, sem nada ter comido desde o dia anterior, o legislador entenderá que isso será residual e só afectará os filhos dos imigrantes que rapidamente abandonarão o país à procura de melhores horizontes...
Por outro lado, a Escola parece convencida que a sua é função é, apenas, ensinar, pondo de parte qualquer princípio educativo. Na melhor das hipóteses, aceita cooperar com as autoridades de modo a assegurar um mínimo de disciplina. E o legislador determina que do currículo do director se elimine qualquer referência à educação: o director deve gerir recursos, deve disciplinar alunos, professores e funcionários. E o legislador cria o conselho geral (provisório ou definitivo) cuja constituição não passa de uma correia de transmissão da baixa política local. E, finalmente, o legislador amarra o conselho pedagógico à vontade disciplinadora do director...
Só não compreendo por que motivo o conselho pedagógico não perde, de vez, a referência à pedagogia... à educação.
Provavelmente, este texto é um bom exemplo do espírito reaccionário que me atormenta. O problema é que «reaccionário» é aquele que reage contra a «situação». E sobre a «situação», há muito mais a dizer. Afinal, quem é que receia a mudança? Quem é que pôs termo à «revolução»?
Parede branca
No canto superior esquerdo, uma argola
Da argola solta-se uma corda
À direita, uma mão prende a corda
À esquerda, outra mão puxa a corda
Ao centro, várias mãos esticam a corda
Tudo num movimento de recuo...
Parede branca
Ao centro uma foice
Da foice solta-se uma mão
A mão segura a corda
Outra mão puxa a corda
De costas, várias mãos atam a corda
Da corda solta-se um pescoço...
Parede branca
No canto superior direito, um crucifixo
Do crucifixo escorre a noite
Em fundo, o martelo fere a bigorna...
Hoje, vá lá saber-se porquê, apetece-me elogiar todos aqueles que estão sempre disponíveis e que, diariamente, iniciam um novo dia de trabalho, como se, na véspera, não tivessem sido ofendidos por palavras, actos ou omissões.
Sabemos onde encontrá-los, sabemos que nunca nos dizem que não, sabemos que só têm um objectivo: aprender para melhor ensinar. Olham o futuro com a esperança de quem já compreendeu que só o domínio das novas tecnologias e da partilha permite construir um mundo novo.
Sabemos que só travam ou recuam para procurar uma solução mais eficaz, sabemos que a dúvida faz parte do seu caminho...
Como eu admiro todos aqueles que suportam em silêncio a humilhação dos déspotas e dos seus títeres! Como eu admiro o seu desassossego interior!
(Como, diante deles, me sinto obrigado a ser polido, eu que nunca fui à Índia nem ao Japão, nem poli esquinas nem lambi botas, nem servi senhor divino ou terreno...)
Confesso que não sou capaz de voltar para trás e que estou com eles, sempre que dão um passo... em frente...