23.1.20

Agitemos a malta!

Não é que me apeteça ver o estilo caceteiro na Presidência da República, no entanto gostaria de ver a Ana Gomes como candidata nas próximas eleições.
Apesar do mau feitio, a Senhora sabe do que fala e isso é muito importante. Quanto ao António Costa, creio que essa candidatura até viria resolver-lhe muitos problemas, dentro e à esquerda do Partido Socialista...
O que faz falta é agitar a malta! 
Valete, fratres!

(À dr.ª Ana Gomes não falta a coragem, como noutros tempos, embora em estilo diverso, também não faltou à engenheira Maria de Lourdes Pintasilgo.)

22.1.20

Em fissão

sobre o que esqueço, não sei que dizer
por mais rigoroso, descubro desatenção
sobre o que erro, não tenho perdão
o que ontem era certeza, hoje é escuridão
poderia dizer incerteza, mas seria dúvida sem remissão

nesta vida parece ser tudo em -ão
até a fissão...
me acelera o coração

vai por aí grande confusão?
espero que não.

Se ao menos eu conhecesse o átomo|

20.1.20

Iniciativa virtuosa

Há iniciativas virtuosas, como esta de comemorar os 50 anos da criação do Liceu de Sintra, antiga secção do Liceu Passos Manuel.
Eu que fui professor no Liceu Passos Manuel durante 3 anos, depois de um ano na Escola de Mafra e de fugaz passagem pela Dona Maria I, prestei serviço durante 20 anos na Escola Secundária de Santa Maria de Sintra (até 31 de Agosto de 1998). 
Um tempo rico, mas que as circunstâncias, em grande parte, apagaram. Rememoro por estes dias nomes e situações que pensava terem definitivamente ficado para trás. Mas não, afinal, há estímulos capazes de nos devolver não o tempo mas a memória, apesar das lacunas e dos equívocos... E até é possível tomar conhecimento de episódios que nos passaram ao lado... 
Já agora para os mais curiosos, informo que ainda lecciono na Escola Secundária de Camões, precisamente desde 1998 - Liceu inaugurado a 16 de outubro de 1909.

19.1.20

As musas

As musas trabalham intensamente antes que as pétalas murchem.
Não têm tempo para se queixar - no aproveitar é que está  a vida...
A literatura representa-as de modo distinto - em regra, amorosas e ociosas. Vivem nas margens dos rios, espreguiçam-se a sonhar com rouxinóis e filomenas, e só abandonam o salgueiral se enamoradas de algum poeta que lhes prometa imortalidade...
Como não sou poeta, não lhes faço promessas, limito-me a observá-las, enquanto a luz não nos deixa.
Entre elas parece não haver nenhuma filha de Mnemosine, a deusa que personificava a memória, apesar de cumprirem zelosamente a função que a Sorte lhes determinou.

16.1.20

Quando a prospetiva falta

Quando há uma alteração radical da estrutura do sistema educativo, como aconteceu nos anos 60 e 70 do século passado, ou quando há falta de prospetiva, como tem vindo a acontecer no ministério da educação desde os anos 80, o resultado só pode ser mobilizar recursos não preparados para as tarefas educativas.
Face à inevitabilidade da falta de professores, só há uma solução: reconverter os milhares de jovens com frequência do ensino superior, dando-lhes formação científica e pedagógica para que possam exercer a docência sem prejuízo para os alunos e com a devida gratificação profissional e pessoal.
No passado, o ministério da educação, só em parte, assegurou a formação pedagógica, deixando ao jovem professor  o encargo de completar a formação científica - muitos o fizeram, mas ainda há quem nunca tenha completado as necessárias habilitações.
Hoje, o que se anuncia não revela qualquer seriedade. Remenda-se, à espera que a solução caia do céu…É a mais barata e a mais mesquinha!

14.1.20

Janeiro avança...

Frio, pouco chuvoso, este janeiro preocupa e aconchega.
Longe e perto, a classe política continua a fingir que tem rumo, mas o que melhor sabe fazer é desarrumar as vidas e, em muitas situações, destruir a vida, seja ela humana ou não… e não tanto o planeta que esse está preparado para sobreviver. Planetas não faltarão!
Entretanto, para os lados do Monte da Lua, começa a organizar-se, no Facebook, um 'encontro' dos antigos alunos, funcionários e professores do Liceu, digo, Escola Secundária de Santa Maria, por ora Agrupamento…. Já estão identificadas mais de 7000 almas, apesar de umas tantas já nos terem deixado, muitas sem aviso prévio… e outras sem que lhes tivéssemos dado  atenção...
Pelo que me diz respeito, confesso que, apesar da neblina e da humidade, lá passei parte da vida ativa - 20 anos. De 1978 a 1998. Foram tempos de realização profissional intensa. Tão intensa que a memória se ressente da vertigem desse tempo… Pode ser que este reencontro aqueça os dias que vão escorrendo...

12.1.20

Sem exemplos não há abonação

O problema da qualidade da abonação atual depende dos exemplos escolhidos e sobretudo do critério. 
Será que ainda distinguimos os bons dos maus exemplos? Será que o que é um bom exemplo para uns é mau para outros e vice.-versa?
No passado, a abonação tinha em consideração a origem e as transformações, entretanto, ocorridas. E hoje?
Com tantos vira-casacas à solta, torna-se perigoso emitir um juízo de valor quanto mais abonar quem quer que seja, a começar pelo autor destas linhas…
Valha-nos o entendimento que da abonação tem Simon Winchester: «As abonações deviam mostrar exatamente o modo como uma palavra foi empregue ao longo dos séculos, como foi sofrendo mudanças subtis de significado, de ortografia ou de pronúncia e, talvez o mais importante, como e mais exatamente quando cada palavra entrou para a língua.» in O Professor e o Louco.