Zululândia

Zululândia ( História)

Fica situada no nordeste da província do Natal, junto à fronteira com a Suazilândia e Moçambique. A Zululândia é a terra dos zulus, povo bantu da família nguni, à qual pertencem também os suazis e os xhosas.

Os zulus, que tradicionalmente se dedicavam ao cultivo de cereais e à pastorícia, pertenciam há 180 anos ao império Mtetwa, do qual o seu chefe Dingiswayo era um dos príncipes. Mas depois o sucessor deste, Shaka, que reinou de 1816 a 1828, formou um império próprio e conquistou a maior parte do que é hoje a província do Natal.

Quando Shaka foi assassinado e substituído por Dingane, as terras dos zulus começaram a ser invadidas pelos boers, que se aliaram com o seu irmão Mpande e o depuseram em 1840, tendo aí começado o declínio da “nação” zulu. (...) Em 1879, a Zululândia foi dividida em 13 pequenos reinos.

No fim do século XIX, 2/3 das terras zulus tinham sido confiscadas pelos brancos... das terras que sobraram, o “apartheid”, fabricou o bantustão chamado kwazulu, de que é primeiro ministro (1994)[1] Mangusuthu Buthelezi, líder do partido Inkatha.



[1] - Público, 15 Fevereiro de 1994.

Sem comentários:

Enviar um comentário