Ficha de observação dos actos pedagógicos – 2º Ano
Disciplina – Português
I – Planificação
1. Analisa o programa da disciplina e define o número de unidades de ensino, explicitando os critérios de articulação.
1.1. Identifica os conteúdos que necessita de aprofundar e desenvolve estratégias de aperfeiçoamento científico.
2. Define e fundamenta o esquema ou linha conceptual de cada unidade didáctica.
3. Selecciona as competências e os correspondentes objetivos gerais e define os processos de operacionalização necessários ao processo de ensino-aprendizagem, de acordo com:
- a idade dos alunos;
- as funções intelectuais a desenvolver;
- a heterogeneidade linguística e cultural da turma.
- os conteúdos programáticos.
4. Determina os pré-requisitos de cada unidade de ensino.
5. Selecciona adequadamente os conteúdos: linguísticos, discursivos, literários, culturais.
5.1. Hierarquiza-os, em função do grau de complexidade.
6. Selecciona estratégias diversificadas e adequadas à consecução dos objetivos.
7. Selecciona os recursos de acordo com as competências, os objetivos e os conteúdos definidos, assim como com as situações reais de aprendizagem (condições humanas e materiais da turma e da escola).
8. Define a duração e a natureza de cada atividade, de modo a que cada aluno participe de forma explícita no processo de aprendizagem.
9. Planeia formas de avaliação que testem a aprendizagem e a eficácia do ensino.
10. Apresenta atempadamente a planificação das unidades, para que possam ser discutidas antes da respectiva execução.
II – Execução
1. Respeita e executa a planificação elaborada.
1.1. Reformula o plano de aula e, eventualmente, a planificação da unidade didáctica, sempre que se verifique a sua inexequibilidade.
2. Mostra preparação e competência científica nas matérias que ensina.
2.1. Expressa-se oralmente e por escrito de forma correcta.
3. Utiliza linguagem apropriada à interação comunicativa.
4. Didactiza adequadamente os conteúdos: progressão metódica.
5. Favorece a aquisição de um método de trabalho intelectual pelo aluno.
5.1. Fomenta o diálogo vertical e horizontal.
6. Evidencia uma gestão eficiente do tempo e do espaço da aula.
7. Utiliza adequadamente o equipamento e os materiais de ensino seleccionados.
8. Integra a intervenção do aluno na dinâmica da aula.
8.1. Atua em função do ritmo de aprendizagem de cada aluno.
8.2. Respeita a cultura e a personalidade de cada aluno.
8.3. Incentiva a participação de cada aluno.
9. Cria e mantém um clima propício à aprendizagem.
10. Revela capacidade de decisão.
11. Ultrapassa situações imprevistas com flexibilidade e correção nos aspectos científico e pedagógico-didáctico.
III – Avaliação
1. Elabora de forma sistemática e com correção instrumentos de avaliação de acordo com as diferentes funções diagnóstica, formativa e sumativa.
2. Precede a elaboração desses instrumentos das necessárias matrizes e tabelas de especificação.
3. Interpreta os resultados em termos formativos e classificativos.
3.1. Reajusta o processo de ensino-aprendizagem em função dos resultados.
4. Aplica os critérios de avaliação aprovados pelo respectivo departamento ou grupo disciplinar.
5. Desenvolve hábitos de auto e de hetero-avaliação nos alunos.
IV – Integração
1. Toma a iniciativa de organizar, executar e avaliar actividades dirigidas à comunidade escolar, no âmbito do respectivo projeto educativo.
2. Participa activamente nas reuniões do conselho de turma, do departamento ou do grupo disciplinar.
3. Intervém nos seminários (na escola e na universidade), propondo e dinamizando temas adequados às necessidades de formação.
4. Desenvolve actividades de pesquisa adequadas à resolução de problemas de aprendizagem.
5. Manifesta capacidade relacional.
6. Cumpre o regulamento interno da escola em que se encontra colocado.
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