Didática

Ficha de observação dos actos pedagógicos – 2º Ano

Disciplina – Português

I – Planificação

1. Analisa o programa da disciplina e define o número de unidades de ensino, explicitando os critérios de articulação.

1.1. Identifica os conteúdos que necessita de aprofundar e desenvolve estratégias de aperfeiçoamento científico. 

2. Define e fundamenta o esquema ou linha conceptual de cada unidade didáctica.

3. Selecciona as competências e os correspondentes objetivos gerais e define os processos de operacionalização necessários ao processo de ensino-aprendizagem, de acordo com:

- a idade dos alunos;

- as funções intelectuais a desenvolver;

- a heterogeneidade linguística e cultural da turma.

- os conteúdos programáticos.

4. Determina os pré-requisitos de cada unidade de ensino.

5. Selecciona adequadamente os conteúdos: linguísticos, discursivos, literários, culturais.

5.1. Hierarquiza-os, em função do grau de complexidade.

6. Selecciona estratégias diversificadas e adequadas à consecução dos objetivos.

7. Selecciona os recursos de acordo com as competências, os objetivos e os conteúdos definidos, assim como com as situações reais de aprendizagem (condições humanas e materiais da turma e da escola).

8. Define a duração e a natureza de cada atividade, de modo a que cada aluno participe de forma explícita no processo de aprendizagem.

9. Planeia formas de avaliação que testem a aprendizagem e a eficácia do ensino.

10. Apresenta atempadamente a planificação das unidades, para que possam ser discutidas antes da respectiva execução.

II – Execução

1. Respeita e executa a planificação elaborada.

1.1. Reformula o plano de aula e, eventualmente, a planificação da unidade didáctica, sempre que se verifique a sua inexequibilidade.

2. Mostra preparação e competência científica nas matérias que ensina.

2.1. Expressa-se oralmente e por escrito de forma correcta.

3. Utiliza linguagem apropriada à interação comunicativa.

4. Didactiza adequadamente os conteúdos: progressão metódica.

5. Favorece a aquisição de um método de trabalho intelectual pelo aluno. 

5.1. Fomenta o diálogo vertical e horizontal. 

6. Evidencia uma gestão eficiente do tempo e do espaço da aula.

7. Utiliza adequadamente o equipamento e os materiais de ensino seleccionados.

8. Integra a intervenção do aluno na dinâmica da aula.

8.1. Atua em função do ritmo de aprendizagem de cada aluno.

8.2. Respeita a cultura e a personalidade de cada aluno.

8.3. Incentiva a participação de cada aluno.

9. Cria e mantém um clima propício à aprendizagem.

10. Revela capacidade de decisão.

11. Ultrapassa situações imprevistas com flexibilidade e correção nos aspectos científico e pedagógico-didáctico.

III – Avaliação

1. Elabora de forma sistemática e com correção instrumentos de avaliação de acordo com as diferentes funções diagnóstica, formativa e sumativa.

2. Precede a elaboração desses instrumentos das necessárias matrizes e tabelas de especificação.

3. Interpreta os resultados em termos formativos e classificativos.

3.1. Reajusta o processo de ensino-aprendizagem em função dos resultados.

4. Aplica os critérios de avaliação aprovados pelo respectivo departamento ou grupo disciplinar.

5. Desenvolve hábitos de auto e de hetero-avaliação nos alunos.

       IV – Integração 

1. Toma a iniciativa de organizar, executar e avaliar actividades dirigidas à comunidade escolar, no âmbito do respectivo projeto educativo. 

2. Participa activamente nas reuniões do conselho de turma, do departamento ou do grupo disciplinar.

3. Intervém nos seminários (na escola e na universidade), propondo e dinamizando temas adequados às necessidades de formação.

4. Desenvolve actividades de pesquisa adequadas à resolução de problemas de aprendizagem.

5. Manifesta capacidade relacional.

6. Cumpre o regulamento interno da escola em que se encontra colocado.


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