Atividades linguísticas



Exercícios de ansiedade gramatical

(Leitura do Diário de Notícias de 12 de junho)

1. Emigrantes gostam do hiperativo e do hiperotimista.

a. Classifique, quanto ao processo de formação, as palavras sublinhadas.

2. Alunos portugueses são dos que têm mais férias no verão.

a. Substitua dos por um pronome demonstrativo.

b. Divida a frase em orações e classifique-as.

c. Na 2ª oração, existe um modificador. Transcreva-o.

d. Em 1 e 2, o grupo nominal não é antecedido pelo determinante artigo. Explique porquê.

3. Foram aprovados dois protestos. Os socialistas votaram dos dois lados…

a. Classifique sintaticamente o constituinte sublinhado.

b. Substitua por um quantificador a expressão “dos dois lados”.

c. Classifique esse quantificador.

d. Coloque na voz ativa a primeira frase.

4. Para os Portugueses, o grande problema é o défice público. Neste capítulo, Portugal é incorrigível.

a. Classifique, quanto à formação, a palavra sublinhada.

b. Classifique-a, também, quanto à função sintática.

c. Explicite o antecedente de “Neste capítulo”.

d. Identifique dois grupos preposicionais e descreva-os.

e. “Neste capítulo” é um estruturador de informação ou um reformulador explicativo?

5. Nos EUA, a bossa-nova institucionalizou-se de tal forma que os americanos acham que é deles…

a. Classifique, quanto à sua formação, a palavra sublinhada.

b. Divida as orações, e classifique a segunda e a terceira.

c. Transcreva o antecedente “deles”.

d. Na primeira oração, o verbo é pronominal ou pronominal reflexo?

e. Na frase transcrita, destaque os elementos linguísticos que asseguram a cadeia de referência.

6. Promoção do mês: um corte de cabelo à Ronaldo por 16 euros.

a. 16 corresponde a que tipo de quantificador? (Interrogativo, universal, existencial, relativo, numeral fracionário, numeral cardinal…)

b. Observe a frase nominal e transforme-a numa frase verbal.

c. Indique a função dos dois pontos no enunciado.

d. Especifique a constituição do grupo preposicional “à Ronaldo”.

e. “Corte” é uma forma de base ou um caso de derivação não afixal?

f. “de cabelo” é um complemento do nome ou um do modificador restritivo do nome?

g. Dê um exemplo de modificador apositivo do nome.



7. É o segundo em meia dúzia de dias. Na semana passada, vi na televisão um amigo, jornalista de carreira longa e escritor de basta obra, falando sem complexos da sua experiência como motorista de tuk-tuk em Lisboa.

(…)

- Joel Neto! – ouço, num berro inesperado, entre a exultação e o calduço, algures na rua dos Fanqueiros. – O que é que faz aqui sua excelência, pá?! Veio à capital?!

É outro escritor e jornalista ainda, e com uma obra mais expressiva do que o primeiro – dos jornais à TV, dos livros de viagem à ficção. Pára a motinha, com os turistas assarapantados no banco de trás. Apita, fez três aceleradelas, ri-se. Cumprimentamo-nos calorosamente, perguntamos pelas patroas e depois ele perde-se pela rua do Comércio.

a. Joel Neto aplica o acordo ortográfico de 1990 ou não? Justifique.

b. Na frase “É o segundo em meia dúzia de dias”, a palavra sublinhada funciona é uma catáfora porque o referente se apresenta antes ou depois?

i. Transcreva o referente.

c. “segundo” é quantificador numeral ordinal ou cardinal?

d. Em “jornalista de carreira longa e escritor de basta obra”, os adjetivos têm, ambos, valor restritivo ou não? Explicite.

e. “Tuk-tuk” é exemplo de empréstimo interno ou externo?

f. Nas orações “Apita, fez três aceleradelas, ri-se”, a coordenação é sindética ou assindética?

g. Em “O que é que faz aqui sua excelência, pá?!”, o ato ilocutório é assertivo ou diretivo?

i. Classifique o deítico sublinhado.

ii. Em termos sintáticos, qual é o valor do termo sublinhado.

iii. Comente a expressividade da sequência “sua excelência, pá”.

h. No texto transcrito, a pergunta “Veio à capital?!” é, ou não, exemplo de um processo de Implicatura conversacional? Justifique.

i. O texto de Joel Neto corresponde a um protótipo injuntivo-instrucional ou a um protótipo interrogativo.

j. No último período do texto, identifique dois exemplos de conotação.

k. Em relação aos meios de transporte “a motinha” é um hipónimo ou um merónimo?

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1. Classifique os seguintes processos fonológicos.

a. sperare → esperar

b. perlam → pérola

c. ante → antes

d. acumen → gume

e. malum → mau

f. marem → mar

g. ipsum → isso

h. lilium → lírio

i. tam → tão

j. pee → pé

2. Identifique o fenómeno fonético comum.

a. ccutu (m) → escudo; speculum → espelho; statu(m) → estado

b. lacu (m) → lago; joculu(m) → jogo; capulu(m) → cabo

c. super → sobre; semper → sempre; merulu (m) → melro

d. regnu(m) → reigno; pectu(m) → peito; absente(m) → ausente

3. Refira os fenómenos fonéticos que ocorreram na passagem das seguintes palavras do português antigo para o português atual.

a. frolidas →floridas

b. so → sob

c. fezestes → fizestes

d. rostro → rosto

e. treedor → traidor

f. sano → são

g. irmanas → irmãs

4. Na lista que se segue sublinhe as palavras complexas.

a. ajoelhar; altifalante; bacalhau; boquiaberto; casamento; cúmplice; discente; guarda-fatos; lusodescendente; rotunda; sintomático; submundo; tentáculo; vidente.

5. Utilizando dois afixos em simultâneo, forme verbos a partir dos nomes que se seguem e, em relação a cada um, construa uma frase em que utilize o referido verbo. a. Birra; botão; caderno; charco; costa; noite; tormento.

6. Classifique o processo de formação das palavras sublinhadas nas expressões seguintes.
a. a apanha da azeitona

b. a pesca do bacalhau

c. o combate `a poluição


7. Classifique as palavras sublinhadas quanto ao processo de formação, e refira a palavra que deu origem a cada uma delas.

a. Os meus pais foram à Expo 98.

b. Estive a ver um álbum de fotos dos meus avós.

c. Vais de autocarro ou vais apanhar o metro?

d. Preciso de comprar arroz e farinha, vou ali ao super.

8. Escreva as palavras portuguesas correspondentes aos seguintes estrangeirismos. a. casting; hobby; show; complot; output; slide ; feeling ; password ; tournée

9. Em cada alínea, escreva o antónimo da palavra sublinhada.

a. Tenho disso uma lembrança remota.

b. Esta situação é similar à do ano anterior.

c. Ele tem um espírito belicoso.

d. Ele acalentou o sonho de voar.

e. Esta loja tem uma decoração anacrónica.

f. Ela é uma pessoa assisada.

g. Ele saiu do carro incólume.

10. Em cada alínea, selecione o hiperónimo.

a. cravo, flor, hortênsia, jasmim, rosa

b. borboleta, formiga, inseto, libelinha, mosca

11. Em cada alínea, selecione o holónimo.

a. concha, colher, faqueiro, faca, garfo

b. badana, capa, contracapa, lombada, livro

12. Em cada alínea, classifique, sob o ponto de vista da relação semântica, a primeira palavra em relação à segunda:

sinónimo ** antónimo ** hiperónimo ** hipónimo ** holónimo ** merónimo

a. ingente – pequeno

b. olhos – cara

c. galáxia – estrela

d. temerário – audaz

e. iminente – afastado

13. Escreva três frases com palavras do campo lexical de saúde.

14. Em cada alínea, identifique o intruso do campo semântico criado.

a. verde: céu ** cor** inexperiente** vegetação ** viçoso

b. sentido: direito** ideia** perspetiva** propósito** significado

c. carta: diploma** licença de condução** mapa** missiva** ordem

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Sobre o VERBO

O verbo é uma palavra com função predicativa, que pertence a uma classe aberta e exprime situações dinâmicas e estados. Flexiona em tempo e modo, pessoa e número, e constitui o núcleo do grupo verbal.
1. 3 Conjugações: 1ª em –a; 2ª em –e; 3ª em i
2. Verbos regulares e irregulares
3. Verbos pronominais: Ele queixa-se de barulho excessivo
4. Verbo pronominal reflexo: À quinta-feira, ela atrasa-se sempre.
5. Verbos abundantes: mais do que uma forma de particípio passado.
a. Uma forma fraca (regular); uma forma forte (irregular)
i. Entregue; entregado
6. Verbos defetivos: os que não se empregam em todas as pessoas gramaticais nem todos os tempos
i. Nevar, chover, ventar; miar, falir
b. Verbos defetivos impessoais: nevar, chover, haver (existir) 
c. Verbos defetivos unipessoais
i. Mia / miam; uiva /uivam
d. Verbos defetivos pessoais
i. Falir, demolir
7. Sintaxe: classificação de verbos
a. Verbos principais
i. Impessoais, intransitivos, transitivos diretos, indiretos, predicativos 
Exemplo de transitivo-predicativo: Encontrei o animal muito aflito / Encontrei-o muito aflito. 
b. Verbos impessoais 
i. Chover, haver
c. Verbos intransitivos
i. Sorrir
d. Verbos transitivos
i. Transitivos diretos: A mãe põe o pão na mesa.
e. Verbos transitivos indiretos
i. A mãe fala à filha / A mãe vai à cozinha
f. Verbos transitivos diretos e indiretos
i. A mãe dá o pão à filha / A mãe pousou o pão na mesa
g. Verbos copulativos (de ligação ou de significação indefinida)
i. Ser, estar, parecer, ficar, continuar, permanecer…
ii. A mãe está contente
h. Verbos auxiliares
i. Auxiliares dos tempos compostos (Ter e Haver)
ii. Auxiliar da passiva (Ser)
iii. Auxiliares temporais (ir e haver de + infinitivo)
iv. A mãe vai dar o pão há filha
i. Verbos auxiliares aspetuais
i. Com valor ingressivo (começar a + infinitivo/ começar + gerúndio)
ii. Com valor durativo, progressivo (estar, continuar, ficar, andar, ir, vir + a + infinitivo ou + gerúndio)
j. Verbos auxiliares modais
i. Poder exprime possibilidade. Pode ser verdade.
ii. Dever exprime obrigação ou probabilidade.
iii. Ter de/que exprime uma obrigação, uma necessidade mais forte
 
A considerar
Por exemplo, nos versos de Fernando Pessoa «Navegar é preciso/ Viver não é preciso, em que os verbos navegar e viver ocupam a função de um sujeito gramatical e equivalem a um nome.
Conversão – processo de formação de palavras em que um vocábulo passa para uma nova classe de palavras, sem alteração da sua forma: um burro / um homem burro; Porto / o porto de Lisboa; o comboio rápido / o rápido; Jantar / o jantar; João é alto / João fala alto; pereira / Pereira…

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Funcionamento da língua e do discurso
I
1. Nas frases que se seguem, indica se as ações nelas expressas estabelecem uma relação de simultaneidade (S), anterioridade (A) ou posterioridade, em relação ao momento de enunciação.
1.1. Olho para o Algarve e vejo uma espécie de espelho do país. (Lídia Jorge)
1.2. Depois de ter oferecido centenas de bilhetes de um dia para o Rock in Rio, a Caixa tem previstas iniciativas semelhantes para outros festivais de verão.
1.3. Bancos estrangeiros fecharam 200 balcões e vão fechar mais.
1.4. Nesta viagem, iremos, ainda, à descoberta dos segredos da ilha da Madeira.
1.5. Talvez por ter estado próxima dos processos industriais (…) a indústria foi algo que sempre me atraiu. (Manuela Tavares de Sousa)
1.6. Mas como o segredo é alma do negócio, vamos ter de aguardar para saber.
1.7. «Nunca mais amarei já que não me amas, / E é preciso, decerto, que me deixes! (Cesário Verde, Noitada)
1.8. «Do patamar responde-lhe um criado: / «Se te convém, despacha; não converses. / Eu não dou mais.» (Cesário Verde, Num Bairro Moderno)
1.9. «E evoco, então, as crónicas navais: (…) Singram soberbas naus que eu não verei jamais.» (Cesário Verde, O Sentimento dum Ocidental)
1.10. «E foi num ano pródigo, excelente, / Cuja amargura nada sei que adoce, / Que nós perdemos essa flor precoce, / Que cresceu e morreu rapidamente!» (Cesário Verde, Nós)
II
Recém-chegado a Paris, o brasileiro agarrou-se como um náufrago à tábua da língua comum que falávamos, além de que a nossa qualidade de íntimos de Chislenko concedia-nos uma importância na qual ele via uma possível abertura para penetrar no meio fechado da mítica literatice parisiense.
Era enfadonhamente triste como o seu nome (chamava-se Mauro Fagundes) e as suas ideias saídas daquela fábrica de ilusões sociológicas que são o acne das sociedades irritantemente púberes.
A sua tristeza incomodava porque não tinha a áurea das almas que pudicamente introvertem o seu desânimo. Era uma tristeza indiscreta, dinâmica, brasileira, uma tristeza com fé no futuro. Imagine-se uma viúva mortalmente acabrunhada dando despacho a todas as emergências do enterro do marido amado àquela velocidade contínua da salta-pocinhas do cinema mudo e teremos a imagem da pingada vivacidade do seu espírito.
A certa altura, a sua ativa melancolia coloriu-se da tinta ofegante de um interesse apaixonado. Todos os seus gestos e palavras eram labaredas de um coração que ardia ritualmente por mim. 
Natália Correia, A Madona
1. No primeiro parágrafo, identifica os elementos que têm valor anafórico.
2. Descreve e classifica, quanto à formação, as seguintes palavras: recém-chegado, naufrago, literatice, enfadonhamente, desânimo, salta-pocinhas.
3. Identifica as figuras de estilo e explica a respetiva intencionalidade na frase: o brasileiro agarrou-se como um náufrago à tábua da língua comum que falávamos.
4. a) Era enfadonhamente triste; b) que são o acne das sociedades irritantemente púberes; c) que pudicamente introvertem o seu desânimo; d) Imagine-se uma viúva mortalmente acabrunhada; e) que ardia ritualmente por mim.
4.1. Indica os exemplos de advérbio modificador do grupo adjetival.
4.2. Indica os exemplos de advérbio de predicado.
4.3. Transforma um dos exemplos, de modo que a nova frase contenha um advérbio de frase.
5. Descobre no terceiro parágrafo uma construção assindética e explica a sua expressividade.
6. Identifica e classifica o sujeito da seguinte frase: Imagine-se uma viúva mortalmente acabrunhada.
6.1. Classifica sintaticamente a expressão sublinhada.
7. Sublinha todos os adjetivos do primeiro período do último parágrafo.
7.1. Separa os que têm um valor restritivo dos que têm valor não restritivo.
8. Identifica uma figura de estilo no segundo período do último parágrafo, e explica a sua intencionalidade. 
9. Na expressão «Todos os seus gestos e palavras», classifica, quanto à classe de palavras, o termo sublinhado.
9.1. Verifica se esse termo exprime uma ideia universal, existencial, relativa, interrogativa ou numeral.

III
«O Mayer estava a morrer, deserto, parque de estacionamento, Capitólio filmes pornográficos, um teatro moribundo de revista moribunda, outro meio destruído por incêndio, banca de livros a despachar, o quiosque da menina Célia brique-a-braque de há quarenta anos como ela flor murchada atrás do guiché sem ar, sem exercício, sem amor a menina mofo Célia…» 
Fernando Campos, O Sonho

1. Este excerto é exemplo de protótipo a) dialogal-conversacional? b) injuntivo-instrucional? c) expositivo-explicativo?; d) argumentativo?; e) descritivo?; f) narrativo?
1.1. Fundamenta a resposta anterior.
2. Observa os seguintes processos irregulares de formação de palavras: amálgama; acrónimo; empréstimo, extensão semântica, onomatopeia, sigla, truncação.
2.1. Verifica se no texto há exemplos de algum dos processos acima referidos. Indica-os.
2.1.1. Para os restantes, procura numa Gramática exemplos adequados.
2.2. A expressão “flor murchada” surge no texto no sentido denotativo ou conotativo? Fundamenta a tua resposta.
2.2.1. “ pétala” e “lírio”  são   merónimos ou um hipónimos? 
2.3. Qual é a isotopia central do texto de Natália Correia? Que ideia é que ela transmite?
2.4. Na frase « O Mayer estava a morrer», delimita o grupo verbal e indica o respetivo núcleo.
2.4.1. O verbo auxiliar tem valor temporal, aspetual ou modal?
2.4.1.1. Qual deles é equivalente à conjugação perifrástica, com aspeto durativo?

IV
«Eu defendo que precisamos de falar em voz alta uns com os outros! Escrever é um ato de silêncio que fala em voz alta.» Lídia Jorge
1. Divide e classifica as orações.
2. Identifica um ato ilocutório assertivo.
2.1. Transforma o primeiro período num ato ilocutório diretivo.
3. Classifica sintaticamente a expressão sublinhada.
O universo empresarial é uma área na qual há uma predominância masculina, embora seja cada vez maior o número de mulheres a ocupar cargos de relevo.
1. Classifica a oração introduzida pela conjunção “embora”.
Mal terminou a licenciatura, Andreia lançou-se na aventura da Meia Dúzia. 
1. Divide e classifica as orações.
2. Analisa sintaticamente a segunda oração.

*Não votar é abdicar de um direito. (Cavaco Silva)
1. No enunciado transcrito, a modalidade é epistémica, deôntica ou apreciativa?

V
1. A flexão é um processo  _________________ que realiza as categorias de número nos nomes e adjetivos, de tempo-modo-aspeto e pessoa-número nos verbos.
2. No português é necessário distinguir a flexão nominal da flexão  ____________
3. No português, os índices temáticos são: -a, -o, -e. Também há nomes e adjetivos que  ______ têm índice temático: feliz / mês / pé / ruim…
4. Vogal de ligação é um afixo sem valor semântico, que ocorre entre duas formas de base. Indique a vogal de ligação em: musicoterapia: pesticida. 
5. Em português, há  ___________ conjugações. O verbo ‘pôr’ e os seus derivados integram-se na _______ conjugação.
6. O verbo abundante é aquele em que se admitem duas ou mais formas equivalentes. Enuncie as formas possíveis dos seguintes verbos: matar, entregar, aceitar, extinguir, ganhar, enxugar. 
7. Os verbos que não possuem certas formas são os defetivos, os impessoais e os unipessoais. Verbo impessoal é o que se flexiona exclusivamente  _______________(chover, nevar…). O verbo unipessoal é o que se flexiona apenas na  ________________ ( latir, rosnar, ladrar, ruminar); no entanto, nas personificações podem ser conjugados em todas as pessoas. Verbo defetivo é o que apresenta uma conjugação incompleta. As formas inexistentes de um verbo podem ser supridas por: formas de um verbo sinónimo; por formas de um verbo que constitui com o defetivo um par de palavras divergentes; por perífrases.
7.1. Construa frases em que substitui as formas inexistentes de remir, falir, precaver-se, florir, demolir, banir, abolir, retorquir… 
8. Verbo pronominal é o que se faz sempre acompanhar de um pronome pessoal átono (me, te…), sem valor semântico. O verbo pronominal é reflexo quando o pronome pessoal átono refere a mesma pessoa que o sujeito.
8.1. Classifique os seguintes verbos: lavar-se, sentar-se, rir-se, apaixonar-se…
9. Processos morfológicos importantes na formação de palavras: derivação, modificação, composição e flexão. A derivação, a modificação e a flexão são processos morfológicos realizados por afixação.
9.1. Classifique e descreva a formação das seguintes palavras: pintor, teatral, louvável, jogador, colheita, velhice, ajoelhar, jantar, Pereira, infeliz, semicírculo, saca-rolhas, autocarro, planalto…
10. Distinga substrato de superstrato.
11. O português é uma língua indo-europeia, integrando o ramo das línguas _________________.
12. Clarifica: o alótropo designa palavras convergentes ou divergentes…
13. Dá um exemplo, definindo cada um dos seguintes processos fonológicos: paragoge, síncope, dissimilação, crase, metátese, nasalização, prótese.


 

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